São Pedro da Aldeia atrai empreendimento inédito de cultivo de camarão

Como resultado dos investimentos realizados pela gestão do prefeito Cláudio Chumbinho na área do desenvolvimento econômico, o município de São Pedro da Aldeia atraiu, recentemente, mais um grande empreendimento comercial inédito na Região dos Lagos, a Shrimps, empresa especializada na produção de camarão. O sistema de cultivo adotado, caracterizado como semi-intensivo, abrange uma área de cerca de um hectare no bairro da Cruz, zona rural do município, e opera com uma estrutura moderna baseada em práticas sustentáveis aliadas a inovações tecnológicas aplicadas na criação dos crustáceos em viveiros.

Foto: Renato Fulgoni

O empreendimento, pioneiro na região, já tem licenciamento ambiental da Prefeitura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento. “Nos deparamos com um projeto muito bacana no seu sentido ecológico, de sustentabilidade, com reaproveitamento dos recursos, sem a geração de resíduos. De antemão decidimos ser parceiros não só com o suporte técnico, na parte do licenciamento, mas também com o apoio na infraestrutura básica, porque entendemos a importância de valorizar uma atividade econômica ecologicamente correta e que contribui para gerar emprego e renda no município. Empresas como essa só vem agregar valor para a cidade”, destacou o secretário da pasta, Luciano Pinto.

Foto: Renato Fulgoni

A fazenda de cultivo conta com 18 viveiros escavados de 500 metros quadrados, abrigados por estufas. Cada tanque tem capacidade de produção de, em média, uma tonelada de camarão. A despesca é realizada a cada três meses, aproximadamente, com previsão de primeira safra ainda este mês.

Foto: Renato Fulgoni

O processo produtivo engloba a aplicação de técnicas de biossegurança, análises laboratoriais, biometria, sistema de aeração, uso de fertilizantes, cuidados sanitários e práticas de manejo alimentar para a incorporação de substâncias nutritivas para a engorda do camarão, além do controle dos parâmetros de qualidade da água.

Foto: Renato Fulgoni

“É um sistema totalmente sustentável, a água é reutilizada e não há desperdício. Nós utilizamos probióticos, vitaminas e outros produtos de alta qualidade para que os camarões possam crescer e se desenvolver bem nos viveiros. São cerca de 12 funcionários trabalhando 24h com o cultivo para termos um produto final de excelência para atender o mercado”, afirmou o engenheiro William Nicolau, um dos representantes da empresa.

Foto: Renato Fulgoni

No Estado do Rio, o município aldeense é um dos poucos que possuem uma estrutura de produção de camarão implantada. De acordo com William, a política municipal voltada a captação de empresas foi um fator determinante para a instalação do empreendimento na cidade. “A Prefeitura sempre deu todo o apoio para a gente. Muitas empresas estão vindo para São Pedro da Aldeia porque aqui existe esse suporte. O empresário quando pensa em fazer um investimento ele quer poder contar com apoio”, complementou o produtor.