São Pedro da Aldeia bate recorde na criação de novas vagas de emprego em 2014

Dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que São Pedro da Aldeia bateu o recorde na geração de emprego em 2014, com a criação de 547 novas vagas. A quantia ainda não contabiliza os dados de novembro e dezembro, nem as vagas que já existiam no município. Durante todo o ano, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, disponibilizou o Banco de Oportunidades com o objetivo de receber currículos no Balcão de Empregos e realizar cadastros no Programa Jovem Aprendiz. Em 2014, o banco municipal atingiu a marca de 2008 profissionais contratados a partir de seu banco de dados. Desse total, 1812 são originários do Balcão de Empregos e 196 do Programa Jovem Aprendiz, Primeiro Emprego e semelhantes. Até o momento, 141 empresas e outras organizações procuraram o Banco de Oportunidades aldeense, ofertando mais de duas mil vagas em 69 funções diferentes. Os dados fazem referência até ao mês de novembro.

Para o Prefeito Cláudio Chumbinho, o aumento na geração de empregos também é fruto do compromisso assumido pela Gestão com o desenvolvimento econômico da cidade. “Sempre disse que iríamos transformar São Pedro da Aldeia em um polo de empregos, os números mostram que estamos no caminho certo para isso.  Investimos no desenvolvimento econômico da cidade e na qualificação do cidadão. Essa é a receita para que tenhamos um crescente mercado de trabalho e pessoas preparadas para atuarem nele”, disse.

Outro grande destaque de 2014 foi a realização de cursos de qualificação, oferecidos gratuitamente à população. Em 2014, 33 cursos foram pactuados e onze já se encerraram, formando 214 alunos. Ao todo, os cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura por meio da SAGAT já qualificaram 493 pessoas. Atualmente, 12 cursos de qualificação profissional estão em andamento totalizando 315 alunos em aulas no CAT, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da FAETEC e na E.M. Profª. Maria Celeste de Campos.

Secretário da pasta, Dimas Tadeu faz um balanço das ações do Banco de Oportunidades e dos cursos de qualificação oferecidos em 2014. “O ano de 2014 foi bastante positivo, basta ver os resultados que obtivemos na colocação de profissionais no mercado de trabalho. As duas maiores empresas que se instalaram em São Pedro da Aldeia fizeram contratação pelo nosso Balcão de Empregos. Nossos cursos de qualificação também tiveram grande destaque ao decorrer do ano, conseguimos atingir o público-alvo com êxito. É claro que o sucesso de toda qualificação é a parceria, então não podemos deixar de destacar nossa parceria com o Sistema S, principalmente Senai, Senar e Senac. Já estamos pactuando novos cursos para o ano que vem”, afirmou.

Buscando auxiliar os cidadãos aldeenses na busca por um novo emprego, a Prefeitura realizou ainda a segunda edição do Banco de Oportunidades Itinerante. A equipe da SAGAT passou por escolas municipais, estaduais e particulares, e nas unidades dos CRAS e no CREAS recebendo currículos em diversos bairros do município. O Banco de Oportunidades aldeense tem o papel de encaminhar os profissionais inscritos em seu banco de dados para os processos seletivos realizados pelas empresas parceiras. O Banco funciona,durante todo o ano, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), na Praia do Centro, ao lado da Defesa Civil.

Durante 2014, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda realizou ações como a tradicional Cavalgada da Independência, que em 2014 celebrou sua 22ª edição; assistência técnica agrícola e veterinária, atendendo mais 800 pessoas entre produtores rurais e outros; aquisição de mil microchips, 30 agulhas reutilizáveis acompanhadas de aplicador e leitor para dar início ao programa de mapeamento de animais de rua de pequeno porte; aquisição e distribuição de mil doses de vacinas contra a febre aftosa e 600 doses de vacina contra manqueira, entre outros.

Grandes destaques da pasta, a I Exposição Agropecuária de São Pedro da Aldeia e a II Festa do Peão Boiadeiro reuniram cerca de 30.000 pessoas no Polo Rural.