São Pedro da Aldeia distribui EPI’S para profissionais da saúde

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia começa a intensificar, essa semana, a distribuição de equipamentos de proteção individual (EPI) aos profissionais de saúde dos postos municipais. Todas as unidades da rede Atenção Básica estão recebendo um kit com os materiais para atendimento de pacientes com quadro similar ao COVID-19. Ao todo, São Pedro da Aldeia conta com 25 unidades de saúde distribuídas em seu território. Até o momento a cidade registrou apenas um caso confirmado de coronavírus, estando esse morador em isolamento domiciliar e sob acompanhamento da Vigilância Municipal.

Todas as unidades de saúde receberão o kit
Foto: Luana Macêdo

Em todas as unidades os profissionais estão recebendo um kit com máscaras, álcool gel, álcool líquido, papel toalha, sabonete líquido, avental, óculos de proteção e luvas descartáveis. A distribuição do material está sendo feita pela coordenação de Atenção Básica e a reposição será feita de forma semanal.

O kit contém materiais para atendimento de pacientes com quadro similar ao COVID-19
Foto: Luana Macêdo

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, destacou o empenho para aquisição do material para os profissionais de Saúde. “Estamos realizando a entrega para todas as unidades, infelizmente, com a pandemia do COVID-19, houve uma dificuldade em todo o Estado para a aquisição desses materiais junto aos fornecedores. No entanto continuamos buscando esses equipamentos de proteção para a rede municipal de Saúde. É importante destacar que não se trata de falta de recurso financeiro, mas de uma escassez no fornecimento. Todos os municípios estão comprando ao mesmo tempo, logo a demanda para a produção se torna cada vez maior”, reforçou a secretária.

A distribuição dos EPI’s é feita pela coordenação de Atenção Básica
Foto: Luana Macêdo

O comerciante Dalton de Oliveira Cardoso, morador do bairro Vinhateiro, estava no posto na hora em que os equipamentos foram entregues e destacou a importância do uso do EPI, tanto para o profissional, quanto para o paciente. “O pessoal que trabalha na Saúde fica direto com a população, é importante que eles estejam protegidos. É bom saber que existe esse cuidado com eles nos postos”, disse o morador.

Atualmente, São Pedro da Aldeia conta com 25 unidades de saúde, sendo 10 unidades básicas de saúde e 15 estratégias de saúde da família.