São Pedro da Aldeia inicia Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

Categorias

São Pedro da Aldeia inicia Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. Nesta etapa, a imunização é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que não foram vacinadas anteriormente. A vacinação infantil segue até o dia 25 de outubro na sala de vacinas e nas unidades de saúde, com exceção de Recanto do Sol, Três Vendas e Recanto das Orquídeas. O dia D de imunização para as crianças acontecerá no dia 19 de outubro. É recomendado que pais e responsáveis procurem a unidade mais próxima para orientações sobre o horário de aplicação. No dia da vacinação é necessário apresentação do cartão do SUS da criança e a caderneta de vacinação.

De acordo com a operacionalização definida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Governo Federal, a campanha será dividida em duas etapas. Após o prazo da imunização infantil, os municípios abrirão a vacinação para adultos jovens não vacinados, dentro da faixa etária de 20 a 29 anos. O dia D de mobilização para esse grupo será no dia 30 de novembro.

“Nosso objetivo como município é sempre a promoção de saúde e prevenção da doença. Nesta primeira etapa de vacinação contra o Sarampo, pedimos que os pais e responsáveis levem as crianças até as unidades, se ainda não tiverem sido vacinadas. Precisamos reforçar que as pessoas que já estão vacinadas não precisam retornar às unidades para tomar a vacina novamente”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Segundo o MS, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacina. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

O MS, juntamente com as secretarias estaduais e municipais, está realizando a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade