São Pedro da Aldeia institui Comissão Técnica para construção da Proposta Curricular Quilombola

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia divulgou, nesta sexta-feira (27), a Portaria SEMED nº 11/2019, que institui a Comissão Técnica para colaboração na construção da Proposta Curricular Quilombola para a Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo. Clique aqui para acessar o documento.

O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, falou sobre a iniciativa. “O fato de o prédio estar em uma comunidade quilombola, não faz a escola ser quilombola; isso nos incomodava muito. Então, a primeira medida foi trazer essa discussão de maneira um pouco mais profunda. Estamos fazendo uma movimentação para que a identidade quilombola esteja forte, pois a pior coisa que se tem para uma cidade é ter uma história apagada, sem referência”, destacou.

A Comissão Técnica será dividida em diferentes áreas/segmentos de atuação que deverão construir a Proposta Curricular Quilombola de forma simultânea aos encontros de formação continuada em Educação Escola Quilombola. Os encontros tiveram início no segundo semestre e terão periodicidade contínua, de acordo com as demandas pertinentes ao processo de construção da Proposta Curricular.

A diretora da unidade escolar, Rafaela Muniz, falou sobre as capacitações. “Estamos aprofundando os estudos necessários para colocar em prática e (re) pensar o currículo escolar quilombola. A participação de todos os envolvidos é de suma importância para o momento vivenciado na unidade escolar”, disse.

Os membros da Comissão irão se organizar em Grupos de Trabalho (GT). O GT1 irá coordenar e supervisionar o trabalho das equipes, acompanhar as ações desenvolvidas, deliberar o que for necessário após estudos e discussões e oferecer formações ao longo dos encontros. Já o GT2 irá orientar o processo de construção da Proposta Curricular Quilombola, com total participação dos professores da unidade escolar e oferecer formações ao longo dos encontros.

O GT3 irá organizar a dinâmica de trabalho e coordenar o estudo, pesquisa e discussão referente à Proposta Curricular; e o GT4 irá colaborar com o fornecimento de informações relativas à comunidade local e/ou da escola através de pessoas, arquivos, fotografias ou outros meios possíveis, indicando caminhos e lugares para visitas à comunidade.