São Pedro da Aldeia promove 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres

O município de São Pedro da Aldeia vai promover, entre os dias 26 e 29 de novembro, a 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres. A ação inédita é uma iniciativa da Defesa Civil da cidade e do Portal Defesa Civil, com o objetivo de conscientizar a população quanto sua importância no desenvolvimento de uma sociedade preventiva e resiliente. A programação envolve a realização do projeto “Comunidades Preparadas”, no bairro São Mateus, um Exercício Simulado de Desocupação Escolar na Escola M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães e palestras no Cine Estação.

O coordenador-geral da Divisão aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa. “Este evento é um marco para a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia e de toda a Região dos Lagos. É a primeira vez que uma coordenadoria municipal da nossa região realiza um evento deste tipo. Queremos conscientizar nossos munícipes que eles são importantes no processo de desenvolvimento de uma sociedade preventiva e resiliente”, afirmou.

Uma nova edição do projeto “Comunidades Preparadas” abrirá a programação no dia 26. O ciclo de palestras no bairro São Mateus, que visa capacitar moradores para ações de preparação e resposta a desastres, segue até o dia 28 de novembro, das 19h às 21h30. Os encontros serão realizados na Associação de Moradores do bairro e as inscrições podem ser feitas na sede ou no primeiro dia de curso.

Na data em que se celebra o Dia Estadual de Redução de Risco de Desastres, 29 de novembro, os alunos e funcionários da Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães irão participar de um Exercício Simulado de Desocupação Escolar. A simulação acontecerá das 10h às 12h.

O presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, destacou a importância do evento. “O desenvolvimento de políticas públicas para a Redução de Desastres depende muito do interesse e da participação da comunidade. Neste sentido, é importante que eventos como este sejam desenvolvidos a nível municipal para a efetiva conscientização de quem sofre, diretamente, as consequências de um desastre”, salientou.

Ainda no dia 29, no período da tarde, serão realizadas duas palestras no Cine Estação, localizado no centro da cidade. O presidente do Portal Defesa Civil, Denis Veneno, conduz a primeira apresentação às 14h15, que terá como tema “As competências e desafios da Defesa Civil Municipal nas ações de redução de risco de desastre”. Em seguida, às 15h, o coordenador-geral da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, aborda “A articulação da Defesa Civil na parceria público x privada”. As inscrições para as palestras estão abertas e devem ser realizadas online, no Portal Defesa Civil. Clique aqui para efetuar a inscrição.

A cerimônia de encerramento está prevista para as 15h45, com a entrega de certificados do projeto “Comunidades Preparadas”. A 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres é um evento alusivo ao Dia Estadual de Redução de Risco de Desastre.