São Pedro da Aldeia retoma atendimentos do Núcleo de Atenção à Violência Intrafamiliar

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, reativou o Núcleo de Atenção à Violência Intrafamiliar (NAVI), dispositivo do município que faz parte do Programa de Saúde Mental. A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, recebeu nesta terça-feira (09), em seu gabinete, a equipe técnica do NAVI e a diretora do Programa de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cipriano. Na ocasião, as profissionais falaram sobre estrutura, atendimentos, produção, lançamento de dados, E-SUS e demais assuntos pertinentes ao dispositivo aldeense.

Foto: Luana Macêdo

“Nós viemos com a proposta de reativar o Núcleo de Atenção à Violência Intrafamiliar pelo grande número de violência que tem ocorrido dentro de São Pedro da Aldeia. O NAVI faz parte de uma rede de atenção e pode dar esse acompanhamento a toda rede municipal de saúde. As ações do Núcleo são voltadas às Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e também ao judiciário, por exemplo. No início da minha gestão em 2016, o NAVI não conseguia dar a resposta, pois não havia esse número de atendimentos dentro do município, mas vimos que esse quantitativo veio aumentando e surgiu a necessidade de restabelecer o serviço. Se o município vem sofrendo grandes consequências com a violência, intrafamiliar principalmente, a Secretaria de Saúde tem que ter um profissional para acompanhar essa situação e dar a direção para o melhor caminho”, afirmou a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Foto: Luana Macêdo

Pioneiro na região, o Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar é um dispositivo de acolhimento e tratamento. Todas as pessoas envolvidas no contexto de violência intrafamiliar, caracterizada pela agressão física, sexual e psicológica entre pessoas de um mesmo ambiente de convívio, seja social ou familiar, podem ser acolhidas e tratadas no NAVI, desde a vítima até o agressor. O Núcleo de Atendimento à Violência Intrafamiliar é formado por uma equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, assistente social e enfermeira.

Foto: Luana Macêdo

Os objetivos específicos do NAVI são acolher o usuário o mais precoce possível, desenvolver matriciamento junto às unidades de saúde, notificar os casos de violência, capacitar as equipes de saúde dentro do território municipal e intensificar as ações voltadas à prevenção de danos à população em risco de violência, entre outros. O trabalho realizado no NAVI conta ainda com a participação de diversos atores, além da Secretaria de Saúde, realizando de forma intersetorial e referenciando os serviços.