São Pedro da Aldeia tem mutirão de testes gratuitos de Hepatite B e C nesta sexta-feira (26)

Com o apoio da Prefeitura Municipal, o Rotary Club de São Pedro da Aldeia vai promover um mutirão de testes gratuitos de detecção de Hepatite B e C em um dos principais pontos da cidade. A iniciativa acontece nesta sexta-feira (26), das 9h às 17h, na Praça Agenor Santos, a Praça do Canhão, no Centro.

O presidente da unidade aldeense do Rotary Club, Henrique Pacanowski, falou sobre a iniciativa. “Nós recebemos dos Estados Unidos 300 testes rápidos para essa ação e os resultados saem em 10 minutos. Se for positivo, nós anotaremos o nome da pessoa, o endereço e a encaminharemos para o posto de saúde para dar início ao tratamento imediato. Essa é uma campanha mundial, que envolve 105 países”, explicou.

Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, os integrantes do Rotary Club também estarão cadastrando potenciais doadores de sangue e de medula óssea para futuras campanhas de conscientização. Um enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde participará do mutirão.

A ação de promoção e prevenção à saúde é uma parceria entre o Rotary Club e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, que busca quebrar o silêncio sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus. O evento conta com o apoio da Subsecretaria Municipal de Esporte e Lazer.