São Pedro da Aldeia terá programação especial pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia 03 de dezembro, das 10h às 16h, a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro de São Pedro da Aldeia, será palco para uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O “Dia D de Conscientização” vai contar com palestras, exposição de cartazes informativos, orientações sociais, dinâmicas e atividades lúdicas e de caráter educativo, abertas à população. A ação é uma iniciativa voluntária de um grupo de mães de crianças com deficiência da cidade e conta com o apoio da Prefeitura aldeense. Para tratar sobre o assunto, nesta sexta-feira (22) o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, recebeu em seu gabinete a voluntária e uma das profissionais a frente do movimento, Ângela Del Rosário, ao lado das mães Cristiane Silva e Débora Carolina da Silva.

Foto: Renato Fulgoni

“Quero convidar a todos de São Pedro da Aldeia para estarem conosco neste ‘Dia D’. Que possamos estar juntos entendendo um pouco mais sobre saúde, prevenção e da realidade dessas crianças maravilhosas e dessas mães guerreiras que se empenham 24h por dia em prol dos seus filhos. Esse movimento é muito importante e tenho um profundo respeito e admiração por cada uma. Essa luta é de todos nós e temos que estar unidos, porque é somente através da integração entre todos os setores da sociedade que vamos conseguir buscar soluções e avançar nessa área”, destacou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra.

Foto: Renato Fulgoni

Uma das profissionais a frente do movimento, a médica e voluntária Ângela Del Rosário falou sobre a iniciativa. “Nós queremos proporcionar um chamado ‘Dia D de Conscientização das Pessoas com Deficiência’. A nossa proposta é esclarecer a população para que procurem, cada vez mais cedo, por informação e para que tenham o cuidado com a prevenção, porque muitas vezes é pela falta da prevenção que a deficiência acaba surgindo. No dia 03 de dezembro, pretendemos levar esclarecimentos sobre todas as deficiências de uma forma geral, seja auditiva, visual, física, intelectual ou deficiências múltiplas. A Prefeitura, particularmente a Secretaria de Governo, tem dado um aporte muito bom para que a gente possa estar divulgando melhor, interagindo e mostrando as situações”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, a data tem como objetivo informar a população sobre todos os assuntos relacionados às deficiências, sejam elas físicas ou mentais. Além disso, o dia também busca promover uma conscientização sobre a importância da inclusão social.

“Como mãe, tia e representando também todas as mães de crianças com deficiência, convido a todos para participar desse dia, não só quem é especial, mas as pessoas em geral para que conheçam um pouco dessa realidade e do nosso dia a dia junto com as crianças. Quanto mais pudermos falar, prevenir e cuidar, melhor”, destacou Cristiane Silva, uma das mães presentes no encontro com o secretário de Governo.