São Pedro da Aldeia vai celebrar a Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, vai celebrar  o Dia Mundial do Meio Ambiente 05 de junho, com diversas atividades. As comemorações iniciarão na próxima terça-feira (02)  e irão até 11 de junho,

De acordo com a secretária de Ambiente, Adriana Saad a data é um bom momento para reflexão.

“ A cada dia estamos perdendo os recursos naturais, principalmente o mais vital para os seres vivos, a água. Para cada programa de  investimento no meio ambiente, temos dez ações que causam prejuízos ambientais.Esperamos que essa mentalidade mude, antes de não termos mais como reverter esse quadro.  Essas ações podem começar dentro da nossa casa, no dia a dia, ligando o esgoto na rede quando essa passar em nossas portas, deixando o lixo na frente de casa próximo à hora do caminhão de recolhimento passar, não desperdiçar água e luz, plantar uma árvore no quintal, entre outras ações” explicou Adriana.

O início das atividades de celebração se dará com a participação de, Adriana Saad, Arnaldo Vila Nova do Comite de Bacias e Luiz Teixeira professor da UVA  no evento de palestras ambientais da universidade.

Veja a programação

UVAProgramação da Semana de Meio Ambiente da UVA : Tema Central: MANEJO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA

Dia: 02\06\15

Turno: manhã

Hora: 08:00 hs – 11:00hs

Tema: Gestão da Bacia Hidrográfica da Lagoa de Araruama

Palestrantes:

Adriana Saad – Secretária de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia

Prof. Luiz Teixeira – Prof. da UVA

Arnaldo Vilanova – Membro da Diretoria do Comitê das Bacias Hidrográficas CIMLSJ

Turno:noite

Hora: 19:00 hs – 21:00hs

Tema: Gestão dos Recursos Hídricos da Região dos Lagos

Palestrantes:

André Correa – Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro

Calos Roma Jr. – Presidente da Prolagos

Márcia Simões Mattos – Superintendente do INEA

Dalva Mansur – Presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas – CBHLSJ

SPA: Cronograma da Semana do Meio Ambiente de SPA:

Uma parceria da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento com a Secretaria de Educação e a Marinha do Brasil.

08/06, 8h45: abertura oficial no auditório da Base Aero Naval, com representantes da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Secretaria de Educação e Marinha.

Palestra Projeto Cidade Limpa (Marinha) e palestra da Secretária Municipal Adriana Saad.

08/06, 13h45: também no auditório da Base Aero Naval , os alunos do primeiro segmento terão Palestra Projeto Cidade Limpa (Marinha), Palestra com a Coordenadora de Projetos da SALPS Carolina Dominschek com atividade porta a porta na Vila dos Praças.

09/06, manhã e tarde: diversas atividades no Horto Escola Artesanal, como: plantio de sementes, oficina da pesca, exposição de minérios, laboratório móvel da Prolagos, Projeto EcoAmpla, Projeto Cidade Limpa, dentre outros.

10/06, a partir das 8h30: Caminhada Ecológica com saída da Vila dos Praças até a Lagoa de Araruama no Centro, com recolhimento simbólico do lixo.

11/06, às 14h: Teatro Prolaguito (Prolagos) e às 15h: Inauguração da Biblioteca do Consórcio Lagos São João. Os dois eventos, no Horto Escola Artesanal.