Search

Saúde aldeense divulga novos horários para Teste do Pezinho

Pensando na comodidade para os recém-nascidos e seus responsáveis, o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) reformulou a agenda para a realização do teste do pezinho, exame importante para a detecção precoce de diversas doenças. A partir de agora, o teste pode ser feito às segundas, de 13h30 a 15h30, e às quartas-feiras, no período de 7h30 as 11h30 e de 13h30 às 15h30. O PAISMCA fica localizado na Estrada do Porto, nº 36, Centro.

O teste do Pezinho é um importante exame para a detecção de doenças nos recém-nascidos.
foto: Jefferson Viana

Considerado um dos principais exames para o recém-nascido, o teste do pezinho deve ser realizado, preferencialmente, entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê, como recomenda o Programa Nacional de Triagem Neonatal. Em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, o prazo foi estendido para até 60 dias de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, a triagem garantida pelo teste pode identificar até seis doenças, alertando pais e responsáveis para o início precoce do tratamento.

O teste do pezinho no SUS possibilita o diagnóstico precoce de seis doenças.
foto: Jefferson Viana

Com uma média de 100 a 120 testes por mês em São Pedro da Aldeia, a agenda para a testagem foi reformulada para evitar aglomerações na unidade. Segundo o coordenador do PAISMCA, Eduardo Brasil, um ambiente mais seguro para o recém-nascido foi pensado pela equipe, sempre dando prioridade à saúde de todos.  

Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, 2,2 milhões de recém-nascidos foram triados através do Teste do Pezinho.
foto: Jefferson Viana

“Mães, pais e responsáveis podem trazer o recém-nascido dentro desse período para fazer o exame com mais tranquilidade. Como o PAISMCA conta com a oferta de consultas ginecológicas e demais serviços, optamos por diminuir a circulação de pessoas, promovendo os novos horários. A agenda do teste é aberta, sem necessidade dos moradores se deslocarem para marcar”, destacou Eduardo.

O exame, que é gratuito e obrigatório, pode ser feito às segundas e quartas-feiras.  
foto: Jefferson Viana

Para a realização do teste, é necessária a apresentação da carteira de vacinação, certidão de nascimento e cartão do SUS do bebê e identidade da mãe. Como o teste deve ser realizado, preferencialmente, nos primeiros dias de vida, a presença da mãe não é obrigatória, preservando a recuperação pós-parto. O cartão do SUS do recém-nascido pode ser feito diretamente na unidade de saúde mais próxima, caso o responsável possua acesso à internet pode gerar a numeração do cartão por meio do aplicativo MeuDigiSUS, do Ministério da Saúde.

Conheça o PAISMCA

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) funciona das 7h às 16h, oferecendo tratamento ambulatorial de baixa complexidade e média complexidade, por meio de encaminhamentos das Unidades Básicas de saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da família (ESF) do município. Entre os serviços de saúde disponibilizados estão patologia cervical, coleta de preventivo, pré-natal baixo e alto risco, teste do pezinho, atendimentos pré-operatórios e planejamento familiar, com reuniões semanais. A equipe da unidade conta com ginecologista, obstetra, pediatra e profissionais de enfermagem. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui