A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia realizou nesta sexta-feira (19), às 14hs, no Abrigo Aldeia da Infância Feliz, uma capacitação para todos os cuidadores e auxiliares de cuidadores da SASDH. Ao todo, 18 servidores foram capacitados sobre informações pertinentes ao serviço prestado pela pasta aos usuários, essenciais nesse momento de pandemia. A Secretária da pasta, Olívia Sá e a Diretora do departamento financeiro, Solange Guimarães, estiveram presentes ao encontro, que seguiu todas as medidas preventivas ao coronavírus.

A capacitação teve como objetivo inserir o profissional na rotina de trabalho e na equipe já existente, para que possam estar aptos a enfrentar os diferentes desafios no dia a dia de trabalho.

De acordo com Olívia, é um momento onde são abordados temas importantes para o exercício da função. “Foram repassadas informações pertinentes à rotina e funcionamento dos nossos equipamentos de Proteção social Especial de Alta Complexidade. São conteúdos importantes para a qualidade do serviço prestado. Todos os participantes tomaram conhecimento, a importância do seu papel e a forma adequada da acolhida, principalmente nesse momento difícil de pandemia”, disse.

Foram discutidos conteúdos como definição do serviço, papel do cuidador, sigilo, rotina, legislações pertinentes, sistema de garantias de direitos e rede de políticas públicas, etapas do desenvolvimento da criança e do adolescente, cuidados específicos com crianças e adolescentes com deficiência ou necessidades específicas de saúde, entre outros. Os temas foram abordados pela Técnica da Gestão do SUAS da SASDH, Elisani Costa dos Santos e a Assistente Social da Secretaria de Saúde, Mirella Barreto Sampaio.

Fechar Acessibilidade