Search

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos participa de II Semana Orçamentária, em Brasília

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) participou na última semana, entre os dias 16 e 21, em Brasília, da II Semana Orçamentária e Financeira do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), promovido pelo Fundo Nacional de Assistência Social, ligado ao Ministério da Cidadania. A Secretária da pasta, Ester Marques, a Adjunta, Olívia Sá, e a Diretora Financeira, Solange Guimarães, representaram a SASDH.

“Participamos sempre de cursos de qualificação para ficarmos cada vez mais preparadas para o atendimento aos nossos usuários.  Além, claro, de nos atualizarmos quanto aos avanços nas diversas áreas da nossa atuação”, falou a Secretária Ester Marques.

 De acordo com a Diretora Financeira, Solange Guimarães, o evento proporcionou um aprendizado aprofundado.  “O evento, em formato longo, permitiu o necessário aprofundamento e avanço na área de gestão orçamentária e financeira do SUAS. Com extensa carga horária, houve tempo suficiente para exercícios, estudos de casos na prática, oficinas e amplo debate e troca de experiências entre os participantes de todo o Brasil”, informou Solange Guimarães.

Ainda segundo Solange, o curso foi importante para agregar valor à prática das ações relacionadas à execução das políticas públicas, visando um melhor atendimento ao cidadão. “Tudo o que foi falado se relaciona diretamente com a tomada de decisões do gestor da política da Assistência Social nos Municípios e Estados, sendo colocado na prática pelos técnicos da área financeira”, disse.

Dentre outros assuntos, estiveram na programação do evento “Regras de cálculo para o cofinanciamento dos serviços, do apoio à gestão e dos programas; Utilização dos recursos federais e pagamento das equipes de referência; Planejamento financeiro, Programação financeira e fluxo de caixa; Regras e estratégias para recursos de emendas parlamentares; Prestação de contas para o Conselho e para o FNAS; Guarda e gestão documental decorrente das gestões orçamentária e financeira; e Monitoramento da gestão orçamentária e financeira do SUAS.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui