Search

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos recebe visita da Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos recebeu nesta quarta-feira (09) a visita dos Policiais Militares integrantes do Programa “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”. A equipe do Programa apresentou os serviços de apoio, que serão prestados no atendimento exclusivo de casos de violência contra a mulher. A reunião contou a presença dos coordenadores dos equipamentos, a Secretária Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, e a Diretora de da Proteções Básica e Especial, Cláudia Brasil.

“Neste primeiro momento tomamos conhecimento dos serviços que eles irão prestar no apoio aos casos de violência contra a mulher. Posteriormente, iremos realizar uma nova reunião para alinharmos a parceria com a Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, para que possamos atuar em conjunto sempre que for necessário”, explicou a Diretora de da Proteções Básica e Especial, Cláudia Brasil.

A “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida” é um programa estratégico, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Polícia Militar e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e presta atendimento estruturado e especializado aos casos de violência doméstica. A viatura é caracterizada com uma tarja lilás e é composta por uma equipe de policiais militares especializados e treinados para trabalhar nesse segmento.

 Os policiais do Programa não farão o atendimento emergencial. O atendimento pelo 190 continuará a ser realizado pela viatura mais próxima da denúncia.  A Patrulha atuará numa segunda etapa, acompanhando a mulher que foi ameaçada e passou a contar com medida protetiva expedida pela Justiça contra o agressor. Em caso de risco iminente a vítima deve entrar em contato com os policiais militares pelo telefone do Programa (22) 9952340073. O serviço da Patrulha também consiste no encaminhamento das vítimas para a rede de proteção de acolhimento.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui