Secretaria de Educação estabelece parceria com Moto Clube

Motociclistas ajudarão entregar material pedagógico aos alunos aldeenses que moram em área de difícil acesso.

A Secretaria de Educação ganhou um reforço extra para a distribuição de material pedagógico impresso aos alunos da rede municipal de ensino. O Moto Clube “Guardiões da Restinga” participará das próximas entregas aos estudantes que moram em áreas de difícil acesso. A parceria foi firmada na manhã desta quarta-feira (02/09), em uma reunião que contou com a presença do secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha, o diretor do departamento de transportes, Ricardo Barreto, e o coordenador de área do Moto Clube, José Roberto Charles. Todo o projeto para as entregas será finalizado ainda nesta sexta-feira (04/09) e posto em prática na próxima semana.

No encontro, foi discutida a logística das rotas que os motociclistas terão de seguir para cumprir o cronograma de entrega dos materiais. As três primeiras escolas a serem atendidas pela ação são a E. Mz. Capitão Costa, E. M. Elízio Henrique de Paiva e a E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, todas localizadas na zona rural da cidade aldeense.

O estudo da rota foi feito a partir de uma pesquisa realizada pela coordenadora pedagógica, Daiana Quintanilha. Ela entrou em contato com as escolas, que já apresentavam dificuldade em contatar os alunos para realizar a entrega do material. Agora, o próximo passo será a filtragem e seleção de quais alunos têm a necessidade de receber o material em domicílio.

Para o secretário de Educação, a ação é um passo importante para a universalização do acesso ao material impresso. Ele contou que a parceria chegou em um bom momento para o município e destacou a atitude cidadã dos motociclistas. “Em nome do município, agradecemos a essas pessoas que entendem que a emoção mesmo é agir em benefício do próximo, emprestando as suas rodas e sua disposição para atender aos nossos alunos”, comemorou Alessandro.

Sobre os “Guardiões da Restinga”

No ano de 2013, quatro amigos que realizavam trilhas, decidiram criar um grupo que iria unir lazer e responsabilidade ambiental e social. O Moto Clube “Guardiões da Restinga” surgiu com o intuito de auxiliar as comunidades e, principalmente, o Corpo de Bombeiros, sinalizando crimes ambientais em lugares de difícil acesso. Fundado pelo presidente, Fernando Duarte, e pelo vice, Wilton de Albuquerque Reis, o grupo hoje conta com 46 motociclistas espalhados pela Região dos Lagos e alcançando até outros estados, como o de Belém do Pará.

Durante o ano, os motociclistas promovem ações de distribuição de mantimentos e brinquedos para moradores de comunidades em maior vulnerabilidade social, participam de projetos relacionados à saúde e, agora, na pandemia, irão prestar assistência à Educação de São Pedro da Aldeia.