Secretaria de Fazenda discute novas formas de pagamento para tributos municipais

O secretário de Fazenda de São Pedro da Aldeia, Ronny Cardoso, recebeu em seu gabinete servidores da pasta para discutir a implantação de novas formas de pagamento para tributos municipais, entre eles o Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). Com o objetivo de diminuir a inadimplência dos contribuintes e facilitar a quitação dos valores, a Secretaria visa implantar um sistema de pagamento via cartão de crédito e débito em todos os guichês de atendimento da prefeitura aldeense.

Foto: Jefferson Viana

Atualmente, o contribuinte de São Pedro da Aldeia consegue pagar os tributos municipais por meio da emissão de boletos. Para o IPTU, o proprietário conta, ainda, com a possibilidade de parcelamento e desconto de 10% e 5% para pagamentos à vista, dentro de prazos determinados diretamente pelo município.

Foto: Jefferson Viana

O secretário de Fazenda, Ronny Cardoso, falou sobre a iniciativa. “Nosso maior objetivo é facilitar o pagamento para o contribuinte. Estamos nos reunindo para avaliar a possibilidade de incluir as opções de pagar os valores com cartões de crédito e débito. A quitação por essa forma é extremamente recente e implantada apenas em alguns municípios, vamos nos aprofundar e pesquisar para achar a melhor forma. Essa pode ser uma grande alternativa para diminuir a inadimplência de IPTU, que infelizmente acontece em nossa cidade”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Na ocasião, foram discutidos casos de implantação para crédito e débito em outras cidades e estados, custos, questões processuais e jurídicas, impacto financeiro, entre outras temáticas.