Search

Secretarias Municipais avançam na discussão do programa “Busca Ativa Escolar”

Na última segunda-feira (02), foi realizada a 2ª reunião de trabalho para viabilizar a adesão do município de São Pedro da Aldeia à Plataforma “Busca Ativa Escolar”. O encontro foi coordenado pelo secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e contou com representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos, além de servidores da SEMED e membros do Conselho Tutelar. Dando continuidade aos trabalhos, após a adesão do município, será instalado um Comitê Gestor Intersetorial para alimentar e gerir a ferramenta.

Foto: Lílian Souza

A Busca Ativa Escolar tem como objetivo identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar, fazendo as articulações e encaminhamentos necessários para que a matrícula ou rematrícula seja garantida. A ferramenta é uma iniciativa disponibilizada gratuitamente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, destacou a importância da ferramenta para à pasta, em especial, pois possibilita que crianças e adolescentes excluídos sejam identificados e alcançados, tendo a garantia dos seus direitos preservada. “Precisamos enxergar o cidadão por traz dos números para planejar a cidade que desejamos”, destacou Alessandro, ressaltando a relevância do trabalho integrado entre as diferentes Secretarias e parceiros, como o Conselho Tutelar, para que o sucesso seja alcançado.

Foto: Lílian Souza

Também participaram do encontro a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas da SEMED, Elizangela Rigueira; a coordenadora de Inspeção Escolar, Bianca Araújo; o assessor jurídico, Ian Eduardo de Carvalho; a assessora do gabinete, Andrea Collet; a assistente social do CADÚNICO, Marcela Lobo; a diretora e coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Jane Ferreira e Wanessa Garcia, respectivamente; a Conselheira Tutelar, Adriana Amarante; a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Luciana Bueno; a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), Larissa Gouveia; e a coordenadora do NutriSUS e do Programa Bolsa Família, Flávia Fidelis. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui