Categorias

Secretarias Municipais avançam na discussão do programa “Busca Ativa Escolar”

Na última segunda-feira (02), foi realizada a 2ª reunião de trabalho para viabilizar a adesão do município de São Pedro da Aldeia à Plataforma “Busca Ativa Escolar”. O encontro foi coordenado pelo secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e contou com representantes das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos, além de servidores da SEMED e membros do Conselho Tutelar. Dando continuidade aos trabalhos, após a adesão do município, será instalado um Comitê Gestor Intersetorial para alimentar e gerir a ferramenta.

Foto: Lílian Souza

A Busca Ativa Escolar tem como objetivo identificar crianças e adolescentes que estejam fora da escola ou em risco de evasão escolar, fazendo as articulações e encaminhamentos necessários para que a matrícula ou rematrícula seja garantida. A ferramenta é uma iniciativa disponibilizada gratuitamente pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, destacou a importância da ferramenta para à pasta, em especial, pois possibilita que crianças e adolescentes excluídos sejam identificados e alcançados, tendo a garantia dos seus direitos preservada. “Precisamos enxergar o cidadão por traz dos números para planejar a cidade que desejamos”, destacou Alessandro, ressaltando a relevância do trabalho integrado entre as diferentes Secretarias e parceiros, como o Conselho Tutelar, para que o sucesso seja alcançado.

Foto: Lílian Souza

Também participaram do encontro a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas da SEMED, Elizangela Rigueira; a coordenadora de Inspeção Escolar, Bianca Araújo; o assessor jurídico, Ian Eduardo de Carvalho; a assessora do gabinete, Andrea Collet; a assistente social do CADÚNICO, Marcela Lobo; a diretora e coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Jane Ferreira e Wanessa Garcia, respectivamente; a Conselheira Tutelar, Adriana Amarante; a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Luciana Bueno; a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), Larissa Gouveia; e a coordenadora do NutriSUS e do Programa Bolsa Família, Flávia Fidelis. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade