Secretários aldeenses levam projeto da Clínica-Escola do Autismo para Cabo Frio

Secretários aldeenses levam projeto da Clínica-Escola do Autismo para Cabo Frio

Nesta terça-feira (06), os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, de São Pedro da Aldeia, se reuniram com o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno. O encontro, que aconteceu na sede da Prefeitura de Cabo Frio, teve como objetivo discutir o projeto aldeense de implantação da Clínica-Escola do Autismo. A reunião foi uma iniciativa da comissão do Autismo, criada em São Pedro da Aldeia, formada por representantes do Poder Público e membros da sociedade civil envolvidos com a causa. O prefeito de Rios das Ostras, Marcelino Borba, também esteve presente.

“Eu já tinha conversado com o prefeito Adriano e a gente decidiu fazer essa reunião para conscientizar a todos. Não podemos pensar em São Pedro da Aldeia de forma isolada, principalmente quando se fala em saúde e em cuidado. A gente tem que começar a entender a Região dos Lagos para além do turismo, mas tratar também sobre a questão da humanização. O projeto da Clínica-Escola do Autismo é algo que a cada dia nós temos nos entregado mais e nos dedicado. A gente vê o quanto as mães e os pais de crianças com autismo sofrem. Tudo isso nos sensibiliza muito e queremos avançar com essa pauta para todos os municípios da região”, destacou o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, um dos membros da comissão.

Em São Pedro da Aldeia, a construção da unidade terá como base o modelo implantado em Itaboraí, considerado referência no país, e terá como foco o atendimento gratuito e multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA).

Foto: Divulgação | SEGOV

Formada no município, a comissão do Autismo é composta por representantes da Procuradoria Geral, Secretarias de Governo, Saúde, Educação e Assistência Social, e por alguns colaboradores, entre eles o advogado Carlos Magno, que também tem experiência no universo do autismo e que se predispôs a ajudar o município aldeense a consolidar essa iniciativa pioneira na região. Juntos, os profissionais se reúnem periodicamente para dar andamento aos processos, além de definir metas e ações prioritárias em prol da causa.

O projeto conta, ainda, com o suporte de Berenice Piana, coautora da Lei 12.764, sancionada em 28 de dezembro de 2012. Mãe de três filhos, sendo o caçula autista, Berenice foi a idealizadora da primeira Clínica-Escola para autistas no Brasil, localizada no município de Itaboraí. Recentemente, o secretário de Educação aldeense se reuniu com Berenice para apresentar a planta do prédio onde deve ser instalada a Clínica-Escola do Autismo em São Pedro da Aldeia, além de discutir detalhes sobre o projeto.

A próxima reunião para discutir o assunto está marcada para este sábado (10) no município de Rio das Ostras.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Categorias
Fechar Acessibilidade