Semana da Juventude em Ação debate Lei Maria da Penha e depressão

Dando continuidade ao ciclo de palestras da Semana da Juventude em Ação, nesta quinta-feira (07) foram realizados dois novos encontros no Cine Estação. Entre os temas apresentados estiveram “Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha”, com o advogado Hélber Norberto Jr., e “Depressão e os Transtornos de Ansiedade”, conduzida pela psicóloga Cecília Ferreira, do Departamento de Psicologia da Cruz Vermelha aldeense. A Semana da Juventude em Ação é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca.

Foto: Jefferson Viana

No período da manhã, a palestra foi voltada para estudantes do Ciep 272 Gabriel Joaquim dos Santos, do bairro São João. O palestrante Hélber Norberto falou, de forma leve, sobre legislação pertinente à violência doméstica, incluindo a aplicação de penas mais pesadas para agressores, não apenas de mulheres, como boa parte das pessoas acreditam, mas também para homens.

Foto: Jefferson Viana

“Temos uma legislação mais rigorosa e estamos demonstrando para os jovens como eles devem agir, quando denunciar e atitudes a serem evitadas em relacionamentos para não serem enquadrados”, explicou.

Foto: Jefferson Viana

No período da tarde, o tema “Depressão e os Transtornos de Ansiedade” foi debatido pela psicóloga Cecília Ferreira, voltada a alunos do Colégio Estadual José Rascão. Acompanhada pela terapeuta holística, Carla Mesquita, a profissional mostrou quais são os sintomas de um quadro depressivo ou ansioso, como ajudar pessoas com esses problemas e as portas de saída, numa palestra com tom de autoajuda.

Foto: Jefferson Viana

“A depressão é um problema sério que muitas vezes pode levar a automutilação e até ao suicídio. O pensamento positivo é uma poderosa ferramenta, mas, em casos mais graves, temos de procurar ajuda médica, que pode ter como porta de entrada o CRAS do bairro ou o posto de saúde”, afirmou a psicóloga.