Servidor pode retirar informe de rendimentos pela internet

Para oferecer mais comodidade e agilidade aos servidores municipais, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia aprimorou o software responsável pela folha de pagamento e, a partir de agora, disponibiliza, via internet, o informe de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda 2020. Com a novidade, os servidores não precisam mais se dirigem ao setor de Recursos Humanos (RH) parta terem acesso ao documento.

O informe está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura (www.pmspa.rj.gov.br). Para ter acesso ao Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto sobre a Renda Retido na Fonte, ano-calendário de 2019, o servidor, efetivo ou comissionado, deve buscar o link “Serviços”, na parte superior do site.

Para consultar o documento, basta acessar o Portal do Servidor Público.
Para consultar o documento, basta acessar o Portal do Servidor Público

Em seguida, é necessário clicar na aba “Servidores” e selecionar a opção “Contracheque/Informe de Rendimentos”. O contribuinte será direcionado para o Portal do Servidor Público, onde deverá inserir o número do CPF e a mesma senha utilizada para consulta do contracheque. Após efetuar o login, basta selecionar a opção “Informe de Rendimentos”.

O "Informe de Rendimentos" é uma das opções do Portal.
O “Informe de Rendimentos” é uma das opções do Portal

O servidor terá as opções de visualizar o documento na tela e imprimir na hora, gerar um arquivo em PDF para posterior impressão ou enviá-lo por e-mail.

Essa é a primeira vez que a Prefeitura aldeense disponibiliza o documento on-line. “Antes os servidores compareciam ao setor de RH da Secretaria de Administração para retirá-lo. Efetuamos um pequeno ajuste no software da folha de pagamento para viabilizar a emissão do informe de rendimentos pela internet”, explicou o secretário da pasta, Antônio Carlos Teixeira.

OUTROS SERVIÇOS ON-LINE

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia adotou medidas preventivas para combater o coronavírus e evitar a propagação da doença, entre elas a suspensão do atendimento externo. Ficar em casa e evitar aglomerações são duas das melhores maneiras de prevenir o Covid-19. Com isso, os canais digitais do executivo se tornaram ferramentas essenciais no atendimento ao público.

A página “Serviços” do site aldeense lista diversas opções para o contribuinte. Na aba “Cidadão”, a pessoa pode escolher itens como “Protocolo”, para a consulta de documentos, e “IPTU”, para emissão das guias de pagamento, entre outros.

A aba “Empresas” é repleta de opções, que vão desde o acordo da Dívida Ativa, parcelamento de débitos, emissão e validação de certidões até a emissão de Nota Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e) e outros. A página fornece, ainda, informações relacionadas à emergência e segurança, transporte, manutenção pública e coleta de lixo.