Urbanização da orla da Praia do Centro avança com calçamento

Principal ponto turístico de São Pedro da Aldeia está recebendo estrutura necessária para atender população e visitantes

Falta pouco para a conclusão das obras de urbanização da orla da Praia do Centro. A etapa de pavimentação intertravada, feita por meio da colocação de bloquetes coloridos, já está na fase final, assim como o acabamento dos decks construídos no local. O principal cartão-postal de São Pedro da Aldeia vai oferecer a moradores e turistas um espaço com mais conforto, segurança e qualidade de vida.

Urbanização da orla da Praia do Centro
Foto: Renato Fulgoni

O prefeito Cláudio Chumbinho visitou a obra nesta sexta-feira (25/09) e acompanhou de perto as intervenções feitas no local. “Estamos na reta final da construção desse calçadão, que é a realização de um grande sonho, meu e da população. São Pedro da Aldeia agora tem uma orla urbanizada, trazendo qualidade de vida para as pessoas e um espaço com mais conforto e segurança para a prática de exercícios”, afirma.

Prefeito acompanhou as obras de urbanização da orla
Foto: Renato Fulgoni

A construção da Orla compreende os trechos entre os bairros Centro e Estação. Foram feitos cinco decks de madeira ao longo da orla e estão sendo instalados 43 postes de iluminação, feitos de aço e com sete metros de altura. De acordo com o projeto de urbanização, a orla do Centro contará, ainda, com cestas de lixo, bancos e rampas de acesso à praia.

Foto: Renato Fulgoni

Além das 21 árvores da espécie coqueiro-da-Bahia, plantadas no local pela Secretaria de Meio Ambiente, o projeto paisagístico do espaço vai contemplar o plantio de gramados e plantas. Os aldeenses adeptos do ciclismo terão a opção de usar o pavimento vermelho do calçadão como ciclovia, para um deslocamento mais seguro às margens da Rodovia RJ-140.

Foto: Renato Fulgoni

Os bloquetes coloridos utilizados na pavimentação da Orla são frutos de tendências da Arquitetura e Urbanismo, de fácil instalação e manutenção. Comumente utilizadas em projetos paisagísticos, as pedras portuguesas retiradas no trecho final da obra foram levadas para sede da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e serão reaproveitadas em outro espaço público.

Foto: Renato Fulgoni

Antes das obras, o local não contava com nada além da faixa de areia, o que obrigava alguns moradores adeptos da caminhada a andar pelo acostamento da Rodovia. A partir da urbanização, os cidadãos terão mais conforto e segurança em seus momentos de lazer.