Vigilância Sanitária reforça orientações de combate ao coronavírus

A ação educativa está sendo realizada em estabelecimentos comerciais de diversos bairros aldeenses

Fiscais da Vigilância Sanitária de São Pedro da Aldeia, em conjunto com as Vigilâncias Ambiental e Epidemiológica, têm visitado comércios de São Pedro da Aldeia. A atividade, de caráter educativo, tem como objetivo reforçar os cuidados preventivos de combate à propagação da Covid-19, além do cumprimento dos decretos municipais que seguem em vigor. A ação já foi realizada em bairros como São João, Porto da Aldeia, Balneário São Pedro, Balneário das Conchas, Poço Fundo e Fluminense.

De acordo com os decretos municipais em vigor, os comércios autorizados a funcionar devem manter um elevado padrão de higiene e limpeza, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos dentro do estabelecimento e álcool em gel 70% na entrada, além de evitar aglomeração. A limitação de distância mínima de dois metros entre as pessoas dentro dos comércios também deve ser cumprida e cada estabelecimento pode impor regras restritivas de aproximação e proteção de clientes e funcionários, como, por exemplo, a instalação de faixas e fitas de demarcação no piso.

Para a fiscal sanitária, Carla Soares, as ações alertam e relembram os cuidados que devem ser seguidos, com objetivo de se evitar a expansão da Covid-19 em São Pedro da Aldeia.

“Continuamos realizando as ações fiscalizatórias, seguindo com o perfil educativo nos bairros. Nosso objetivo é fazer com que a população seja multiplicadora dos cuidados e da prevenção, além dos comércios. Esse tipo de atividade dá aos moradores a co-responsabilidade de cuidar do seu bairro e das pessoas que moram lá”, disse.

Vale ressaltar que após medidas educativas e de conscientização, o estabelecimento comercial que descumprir os decretos estão sujeitos a penalidades que vão desde notificação e multas até a cassação do alvará, com ao fechamento do comércio.