A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Pedro da Aldeia reuniu organizações da sociedade civil, usuários e trabalhadores da Política de Assistência Social em São Pedro da Aldeia. O evento debateu o tema “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos” e foi realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
Estiveram presentes a secretária da pasta, Diana Alves, a secretária adjunta, Denise Campos, o assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, a presidente do CMAS, Caroline Barcellos Ferreira, e a secretária executiva do Conselho, Indiara Falcon, além da comissão especial de organização formada por Fernanda Costa, Juliana Silva Macedo, Luana Faria de Barros e Fabiano Santana de Souza. O presidente e a vice-presidente do Conselho Tutelar, Ubirajara Barenco e Marcia Amaral, e a conselheira Adriana Amarante também participaram do evento.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Diana Alves, destaca que a conferência é um espaço aberto de extrema importância para a continuidade dos serviços de assistência. “Esse é um processo que oportuniza a participação social, trazendo de fato as reais necessidades da população. Das propostas feitas há dois anos, na última conferência do CMAS, temos boas expectativas, com processos em tramitação, para atender algumas das solicitações feitas. Seguimos tentando atender as propostas, que entendemos ser essencial para a qualidade de vida dos usuários”, destacou.
A secretária adjunta, Denise Campos, demonstrou a todos o momento vivido pela Assistência Social de São Pedro da Aldeia, os avanços alcançados, as lutas por conquistas e melhorias para os usuários. “A Conferência Municipal de Assistência Social é um evento muito importante, é o espaço democrático onde a sociedade civil e governamental se reúnem para revisar, avaliar, refletir e construir propostas de melhorias para a política de Assistência Social. Propostas estas que perpassam as três esferas do poder público, municipal, estadual e federal, sempre com o foco na garantia de direitos do cidadão”, afirmou.
Representando o prefeito Fábio do Pastel, o assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para a assistência social no município. “A participação de diversos representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores e usuários do SUAS demonstra o interesse de todos por uma política de qualidade para a assistência social”, comentou.
A presidente do CMAS, Caroline Barcellos Ferreira, também destacou a relevância da conferência no fortalecimento da sociedade civil. “A conferência é de extrema relevância para fortalecer a participação da sociedade civil, dos trabalhadores e governo na formulação das políticas sociais, tendo em vista que o Governo municipal vem tentando avançar nas demandas sociais da população aldeense”, disse.
A programação contou com palestra de Fabiana Rosa da Silva, que ressaltou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na vida dos usuários e a atuação em rede entre municípios e Secretarias para melhorar ainda mais o atendimento aos usuários. “Quero agradecer o acolhimento de São Pedro da Aldeia. A gente entende que não se faz política pública sozinho e reconstruir o SUAS não pode ser sozinho, é importante este espaço deliberativo”, comentou.
A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Jaqueline Paula Fernandes, levou os usuários da unidade de Saúde para a conferência e destacou a importância dessa política pública. “Estou muito feliz de estar aqui e ter trazido os pacientes para participarem desse momento tão importante para o nosso município. Hoje, em especial e junto com a Secretaria de Assistência Social, podemos elaborar políticas públicas para o nosso município. Então nada mais importante que eles, que são usuários da Assistência Social e da Saúde de todo o município, estarem aqui destacando a importância de mostrar, de mudar, de criar o que ainda não existe para eles”, afirmou.