Alunos da Escola M. Quilombola visitam Fazenda Campos Novos

Os alunos do 2º ano da Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, visitaram, em uma aula extraclasse, a Fazenda Campos Novos, localizada no distrito de Tamoios. Os estudantes foram acompanhados pela professora da turma, Marisa Vieira, a dirigente do turno da tarde, Elizete Wilemen, e a cuidadora de aluno especial, Késia Reis. O passeio durou aproximadamente 2h e foi encerrado com um piquenique ao ar livre.

Para a professora da turma, Marisa Vieira, foi muito gratificante lembrar, de forma contextualizada, um momento histórico tão vivo na comunidade. “Foi uma oportunidade de aprendizagem e de demonstração de sentimentos, pois presenciei diversos alunos sensibilizados por lembrar-se do sofrimento de seus antepassados. Agradeço a diretora, Rafaela Muniz, que apoiou e se dispôs em resolver, de forma efetiva, os trâmites de uma aula passeio, e também a dirigente Elizete Wilemen e a cuidadora, Késia Reis, por terem abraçado comigo esse projeto que ficará marcado na vida dessas crianças”, salientou.

O objetivo principal da atividade foi a valorização histórica da formação da comunidade Quilombola, além de compreender o surgimento e a vivência dos primeiros habitantes escravizados e a luta deles no processo de formação da Comunidade Quilombola da Caveira. O local é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O conjunto arquitetônico é do final do século XVII, composto pela casa-grande, Igreja de Santo Inácio e cemitério, nos moldes da arquitetura jesuítica do Brasil colônia.

A aluna do 2º ano, Kéren Hapuque da Silva, agradeceu pela oportunidade de conhecer a Fazenda Campos Novos. “Muito obrigada por me levar em um passeio tão especial e de tanto aprendizado”, comentou.

A atividade faz parte da proposta pedagógica da unidade escolar, pois a história do local foi estudada em sala de aula. Com a ida à Fazenda, os estudantes puderam observar um pouco da história de perto.

“Foi gratificante acompanhar os nossos alunos do 2º ano à Fazenda Campos Novos. A visita proporcionou momentos de lazer e aprendizagem sobre o local”, disse a dirigente de turno, Elizete Wilemen.