Encontro de Formação da Educação Infantil aborda música como ferramenta pedagógica

Os profissionais da Creche ao Pré II da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram do último encontro de Formação para Professores da Educação Infantil (FPEI), realizado no Centro de Formação Continuada (CEFOR). O conteúdo programático abordou a música como ferramenta pedagógica. A programação foi marcada, ainda, por momento de confraternização e amigo secreto entre os cursistas.

Foto: Divulgação | SEMED

“No encontro de encerramento trabalhamos as questões relativas à psicomotricidade por meio da música, como estratégia de planejamento didático para todas as áreas. A música é uma estratégia para trabalhar diversos conteúdos e segmentos, tudo aquilo que é de direito do aluno aprender, as aprendizagens essenciais; pode ser trabalhada na literatura e escrita, com números, relacionada ao meio ambiente, esquema corporal, desenvolvimento da autonomia e autoconhecimento. A música nesse encontro teve um lugar de destaque como uma ferramenta pedagógica, que o professor pode usá-la como estratégia de planejamento das aulas nas turmas de Educação Infantil”, explicou a formadora, Nathália Agnes.

Foto: Lílian Souza

O objetivo do encontro do mês de novembro foi compreender o processo de planejamento por campos de experiência a partir da música; refletir sobre a importância da música na Educação Infantil; entender a psicomotricidade; e desenvolver gestos e movimentos a partir do repertório infantil.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades, entre elas o Letramento Literário: “A menina e os seus pontinhos”, de Silmara Rascalha Casadei. O Letramento apontou, de forma lúdica, pontinhos dentro dos corações e teve como objetivo representar as marcas que os educadores deixam na vida de seus alunos.

Foto: Lílian Souza

Durante o encontro, foram realizadas as dinâmicas em grupo “Túnel do Tempo”, “Repertório Musical”, “Lavando a Roupa”, “Fio e Corpo” e “Amigo Secreto”, com mensagens de plantação e colheita. Ao final da formação, as participantes receberam mudas de plantas como lembrança, além de seus portfólios. “No Túnel do Tempo, passamos uma caixa com figuras e com essas imagens as cursistas tinham que se lembrar de músicas da adolescência. Ali mexeram seus corpos, relembrando o passado. Em seguida, distribuímos palavras chaves que são do repertório infantil, o grupo tinha que cantar e gesticular essa música. Ao final, quando se lembraram do passado, tiveram a memória individual e abriram um sorriso. É a mesma coisa que acontece na Educação Infantil: os gestos trabalhados têm um motivo no desenvolvimento corporal completo, tanto neural e psicomotor da criança”, explicou a formadora, Maria Clarete Martins.

Foto: Divulgação | SEMED

Segundo a professora da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos, Roberta Ponceano, as formações continuadas, além de importantes para o cumprimento do regimento, trazem melhorias no trabalho. “Essas formações são maravilhosas, encontramos outros professores que nos ensinam muito com a troca de experiências em sala de aula. As formadoras foram excelentes e passaram o conteúdo de forma clara, objetiva e carinhosa, percebemos que elas se apropriam dentro da proposta curricular para nos ajudar e facilitar no nosso dia a dia. Sinto-me gratificada por participar de uma equipe tão comprometida. Só tenho a agradecer por estarem com a gente durante este ano de 2019, nos orientando a trabalhar de forma mais correta”, salientou.

Foto: Divulgação | SEMED

As coordenadoras da Educação Infantil, Alessandra Barbosa e Lediane Gastanes, e a auxiliar da coordenação, Aline Beranguer, acompanharam as atividades. As capacitações são ministradas pelas formadoras Nathália Agnes, Maria Clarete Martins e Karina Rhodes.