Categorias

Luminárias de LED passam a iluminar o Centro aldeense

Nova iluminação a LED vai gerar economia e reforçar a segurança no bairro

As principais ruas do Centro de São Pedro da Aldeia estão ganhando nova iluminação com a substituição de lâmpadas fluorescentes por luminárias de LED. O trabalho, iniciado pela Prefeitura aldeense na última semana, tem como objetivo a redução de custos aos cofres públicos e a modernização do parque de iluminação pública, além de aumentar a sensação de segurança dos aldeenses. A Praia da Pitória, no Porto da Aldeia, e a Praia do Sudoeste, em bairro de mesmo nome, também receberam o serviço, tendo todas as luminárias públicas substituídas por iluminação de LED.

Novas luminárias de LED
Novas luminárias de LED
Foto: Renato Fulgoni

O prefeito Cláudio Chumbinho lembra que a proposta de modernização do sistema de iluminação pública aldeense teve início no mês de março, no Canal do Mossoró, com a instalação de 30 novos postes com luminárias de LED de 50w. “Esse serviço representa uma iluminação pública mais eficiente e moderna, que oferece uma luz mais intensa e reflete no aumento da sensação de segurança de todos que passam pelo Centro. É mais uma conquista para a nossa cidade, pois as lâmpadas de LED não queimam com facilidade e são mais econômicas”, ressalta o chefe do executivo.

Serviço conta com apoio da Guarda Municipal para ordenamento do trânsito
Serviço conta com apoio da Guarda Municipal para ordenamento do trânsito
Foto: Renato Fulgoni

Nesta semana a equipe de Iluminação Pública já substituiu as luminárias antigas por outras de LED na Ruas Rita Pereira, Eurico Coelho e na Avenida Francisco Coelho Pereira, com o apoio da Guarda Municipal. O trabalho também será feito na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, conhecida como a Praça do Canhão, e na Rua Agenor Beltrão, no Porto da Aldeia. O serviço será realizado no período da noite, devido ao alto fluxo de veículos nos locais. Ao todo, serão instaladas, aproximadamente, mil luminárias de LED. A previsão é de que o serviço siga até meados de dezembro.

Luminárias que estão sendo retiradas são reutilizadas
Luminárias que estão sendo retiradas são reutilizadas
Foto: Renato Fulgoni

A modernização do parque de iluminação pública, além de valorizar o ambiente, também irá facilitar o serviço de georreferenciamento, uma marcação por GPS que registra o local onde as luminárias estão sendo instaladas. Aliada à essa modernização, a troca vai representar economia de energia. Em comparação às lâmpadas fluorescentes, que podem durar cerca de cinco mil horas antes da troca, as lâmpadas LED podem durar mais de 80 mil horas antes da substituição, representando uma vida útil até 10 vezes maior do que outras tecnologias.

Nesta semana, equipe atuou no Centro
Nesta semana, equipe atuou no Centro
Foto: Renato Fulgoni

As luminárias que estão sendo retiradas são reutilizadas pela equipe de Iluminação Pública em outras áreas do município, como nos pontos de iluminação dos bairros Baleia e Mossoró.

APOIO DA POPULAÇÃO

Os moradores de São Pedro da Aldeia podem ajudar a Prefeitura a tornar o serviço de iluminação pública cada vez mais eficiente ao alertar sobre os pontos em vias públicas que precisam de manutenção. Para isso, os cidadãos podem enviar uma mensagem por WhatsApp para o “Alô Cidadão”, no número (22) 9 9610 5040, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Ao solicitar o serviço de manutenção da iluminação pública, é fundamental que o morador seja preciso nas informações, encaminhando o endereço completo, com nome da rua, número da residência, bairro e um ponto de referência do local onde o reparo deve ser realizado. Dessa forma, o processo de atendimento e reparo é agilizado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade