As obras de reforma geral no Mercado Municipal de Peixe seguem avançando em São Pedro da Aldeia. As intervenções no local já contemplaram a pintura geral da fachada, pintura interna, instalação de revestimento em PVC nos boxes, colocação de novos pisos, demarcação de vagas de estacionamento e recuperação de bancos. O projeto de revitalização do Mercado é resultado de uma parceria entre a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, e os comerciantes locais. A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de acesso e segurança aos clientes e concessionários, além de adequar o espaço às normas técnicas de Vigilância Sanitária.

Acompanhando de perto o andamento das obras, o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, falou sobre as melhorias no local. “Por parte dos usuários do mercado, nós percebemos que muitos se surpreenderam com a nova estrutura implantada, especialmente por conta do piso. E isso tudo começou com a reestruturação das próprias bancas de venda de peixes que fizeram suas adequações sanitárias, com a melhoria do piso interno e o revestimento dos boxes com forro em PVC. A partir daí, foi verificada a necessidade de se instalar pisos também na área de trânsito comum e a Prefeitura entrou com essa parceria. Nós percebemos que essa obra, além de melhorar o aspecto do Mercado, facilitou muito a questão da higiene e da limpeza da área. Queremos agradecer também a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, que fez um trabalho de sinalização na área do estacionamento e na demarcação das vagas especiais. A nossa administração do Mercado, em conjunto com os donos de boxes, vem fazendo esse trabalho com toda a lisura e empenho possível. A expectativa é que para este verão nós já estejamos com o Mercado completamente adequado a receber os nossos munícipes e turistas”, destacou.

Além das melhorias em todo o setor de peixaria, os boxes de hortifrutigranjeiro também ganharam uma área para exposição de produtos. Cerca de 180 metros quadrados de pisos em porcelanato antiderrapante foram instalados nos corredores e nos ambientes de acesso comum. Visando oferecer maior ordenamento de trânsito no local, a área de estacionamento e parada de veículos ganhou nova pintura, com reforço na marcação das vagas e na sinalização gráfica horizontal. O projeto de revitalização abrangeu ainda a manutenção de caixas de esgoto, reforma dos frigoríficos e padronização dos boxes por meio da implantação de revestimentos em forro de PVC, material impermeável e reciclável, garantindo maior durabilidade, segurança, resistência e melhor acabamento, além de facilitar a limpeza e proporcionar o isolamento térmico e acústico dos ambientes.

Milton da Gama Jr. é comerciante concessionário há 12 anos do Mercado Municipal de Peixe e comemorou a execução do projeto de reforma. “Essas melhorias na infraestrutura do Mercado estão sendo muito positivas. O espaço está ficando com uma estrutura muito melhor, bonita e mais limpa, proporcionando um ambiente mais agradável para receber os clientes e suas famílias, tanto aqueles que vem para degustar os pratos no quiosque ou para fazer suas compras, gerando uma maior movimentação no Mercado. O esquema de limpeza está funcionando 100%, não há cheiro ruim e não se vê acúmulo de água, gelo, lixos ou dejetos de peixe pelo chão. A instalação dos novos pisos foi uma excelente escolha dos donos das bancas e da administração do Mercado, junto à Prefeitura. Essa parceria foi muito boa e nós acreditamos que no pico do verão essas melhorias com certeza vão deixar nossos clientes, visitantes e turistas muito felizes”, disse.

Inaugurado em 2004, o Mercado Municipal de Peixe conta atualmente com 20 boxes, sendo 11 voltados à comercialização de pescado e frutos do mar, bancas de hortifrutigranjeiro com produtos oriundos da agricultura familiar local, ervas, especiarias e condimentos, e um quiosque central que oferece petiscos e pratos variados à base de peixe fresco, servidos na hora. Para garantir o controle e a prevenção de pragas e oferecer maior proteção no atendimento ao público e ao quadro funcional, o estabelecimento também recebe, de forma semestral, procedimentos de desratização e desinsetização. Em parceria com a Coordenação da Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares, também foi implantado um novo sistema de coleta de resíduos duas vezes ao dia, evitando acúmulo e surgimento de odores.

Moradora do bairro Balneário das Conchas há 18 anos, a gestora imobiliária Nádia Castro enalteceu a iniciativa em prol do estabelecimento. “Eu sempre venho aqui, gosto muito do filé de peixe espada, da nossa tainha e do camarão. O Mercado Municipal de São Pedro da Aldeia tem uma excelente qualidade, credibilidade, oferece um bom preço e é conhecido em toda a região. É um local que recebe muitas pessoas e famílias até nos finais de semana. Assim como eu, muitos moradores e turistas vêm para comprar pescado fresco. Todas essas melhorias só agregam valor para o município e para a população, atraindo os clientes. Isso faz com que o nosso Mercado seja de excelência, dentro dos padrões de qualidade”, afirmou.

]]>

Deixe um comentário

Fechar Acessibilidade