Prefeitura aldeense e SENAC discutem parceria para abertura de cursos profissionalizantes

Representantes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-RJ) se reuniram para discutir a formalização de parceria para a abertura de cursos gratuitos voltados à capacitação profissional e geração de renda. Os cursos terão como público-alvo jovens e pessoas cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e outros. Participaram da reunião o gerente de operações da unidade do SENAC Cabo Frio, Marcelo Fontalan, e o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, além de representantes das Secretarias de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou a evolução da parceria que vem sendo firmada com a instituição. “Nós temos avançado bastante nas discussões com o SENAC para trazer cursos voltados às famílias, jovens, homens e mulheres, em situação de risco social e também aos escolares. A ideia é oferecermos opções de formação em áreas do setor de Comércio, como administração, atendimento, gestão de vendas e outros, que tem sido uma das grandes vocações do nosso município. O SENAC tem toda a expertise em cursos profissionalizantes, que vão permitir aos nossos aldeenses ter mais facilidade de se inserir no mercado de trabalho, além de prepará-los para competir à altura nas primeiras experiências profissionais. Esperamos poder abrir essas turmas muito em breve”, disse.

Durante a última reunião, que aconteceu na sede do Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR), no bairro Nova São Pedro, os representantes de cada Secretaria apresentaram suas demandas específicas com base na procura e na infraestrutura disponível, além de receberem informações sobre o portfólio de cursos do SENAC. Entre os públicos de destaque mencionados estiveram os estudantes da Educação Jovens e Adultos (EJA), adolescentes em situação de vulnerabilidade social e jovens de baixa renda em busca do primeiro emprego.

“O grande viés dessa parceria que estamos firmando com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia são os cursos de formação profissional e geração de renda 100% gratuitos para a população. Realizamos essa reunião para alinhar as expectativas entre as três secretarias e o SENAC. Com essa parceria, a gente abre um leque muito maior do que só o ‘Jovem Aprendiz’, que tem uma segmentação etária específica. Dentro desse projeto, teoricamente, qualquer munícipe que se enquadre nos critérios dos programas sociais está apto a participar”, salientou o gerente de operações do SENAC Cabo Frio, Marcelo Fontalan.

A oferta de cursos profissionalizantes na modalidade presencial está inserida no Programa Senac de Gratuidade (PSG). O programa tem como objetivo conceder qualificação profissional gratuita e de qualidade visando o mercado de trabalho. Segundo os critérios do PSG, todos os cursos são destinados a pessoas de baixa renda (até 02 salários mínimos por pessoa na família). No primeiro momento, serão oferecidos cursos com carga horária média de 160 a 200 horas. Os alunos terão, ainda, material didático e certificação.

No município, o Horto Escola Artesanal vai funcionar como um polo operacional do SENAC. Durante o encontro no CEFOR, os profissionais da instituição aproveitaram para realizar uma visita técnica de validação nas dependências da unidade. “A ideia é podermos expandir os cursos para além do Horto Escola. Para isso, faremos visitas em conjunto com a Educação e a Assistência Social para que a gente possa verificar a viabilidade técnica dos demais espaços e saber se atendem às necessidades”, complementou Marcelo.

Participaram da última reunião a coordenadora do CEFOR e do EJA,  Iara Regina Azevedo, da Secretaria de Educação; as representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Brasil e Solange Guimarães; os representantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Vanusa de Arruda, Flávio Gomes e Ana Leitão; a coordenadora de cursos da área de gestão do SENAC Cabo Frio, Michele Rúbia; a coordenadora de Serviços Criativos do SENAC Cabo Frio, Vera Hering; e a coordenadora pedagógica do SENAC Cabo Frio, Márcia Klein.

Para mais informações sobre os critérios de participação, pré-requisitos e regulamento do Programa Senac de Gratuidade basta acessar o site http://psg.rj.senac.br