Prefeitura de São Pedro da Aldeia intensifica medidas preventivas ao coronavírus

Além de higienizar espaços públicos, governo municipal, em parceria com empresários, realiza campanha educativa

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia tem intensificado medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. Equipes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Defesa Civil higienizam, com frequência, os espaços públicos que concentram maior circulação de pessoas e equipes da Secretaria de Saúde apoiam campanhas educativas realizadas em parceria com entidades representativas do comércio. Além de veicular em carro de som mensagens orientando a população ao uso de máscara e respeito ao distanciamento social, empresários e servidores municipais começam a percorrer o comércio da cidade alertando comerciantes e consumidores sobre as medidas preventivas, afixando cartazes e distribuindo folhetos.

Segundo José de Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Pedro da Aldeia (Aciaspa/CDL), além de folhetos e cartazes, alguns lojistas também estão produzindo camisetas alusivas à campanha para reforçar a mensagem. “Esse retorno da atividade comercial tem que ser responsável, pois buscamos retomar a economia, mas sem comprometer a saúde e vida das pessoas”, justifica o empresário, que entregou ao prefeito Cláudio Chumbinho uma camiseta da campanha.

Campanha reforça a importância de manter os cuidados preventivos nos comércios
Foto: Ricardo Cox

Nesta terça-feira (09), o serviço de higienização com água clorada, sabão e álcool em gel chegou aos abrigos de passageiros localizados às margens da Rodovia RJ-140, na altura dos bairros Balneário das Conchas, Praia Linda e Estação. A limpeza de objetos e superfícies, seguida de desinfecção, são medidas recomendadas por órgãos de saúde nacionais e internacionais para a prevenção da COVID-19 e de outras doenças respiratórias virais em ambientes comunitários.

Foto: Jefferson Viana

“Esse trabalho de higienização dos locais públicos e de pontos com tendência maior a aglomeração tem sido contínuo. O município está fazendo as suas ações, mas é muito importante que a população também faça a sua parte, se conscientize de que o problema ainda existe. É necessário isolamento para quem puder e distanciamento, higiene das mãos e, principalmente, o uso da máscara para quem precisa sair de casa”, destaca o diretor da Defesa Civil, Marcos Dothávio.

A higienização dos pontos de ônibus é feita periodicamente

Prevenção

As evidências atuais sugerem que o novo coronavírus pode permanecer viável por horas e até dias em determinadas superfícies, dependendo do tipo de material. Por isso, a remoção de microorganismos, sujeiras e impurezas das superfícies, associada a produtos desinfetantes, pode reduzir o risco de propagação do vírus causador da COVID-19.

“A água clorada utilizada nessa ação vem com uma solução que faz a parte de higienização. É uma lavagem mais completa, não só com cloro, mas também com sabão e álcool em gel”, conta o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro.

Foto: Jefferson Viana

Somente nesta terça-feira (09), cerca de 10 mil litros de solução desinfetante foram utilizados para a limpeza de 20 pontos de ônibus da Rodovia RJ-140, nos dois sentidos da pista de Praia Linda à Estação. O material foi dispensado por um caminhão-pipa da Prolagos, empresa parceira da Prefeitura.

Foto: Jefferson Viana

Moradora há sete anos do bairro Rua do Fogo, a estudante de Enfermagem, Etiane Teixeira, aguardava o transporte público no ponto e pode acompanhar a ação sendo realizada. “Faço estágio em Araruama e uso esse ponto de ônibus com frequência. Acho essa limpeza de suma importância nesse momento grave de pandemia, porque a gente não sabe quem realmente está doente, quem pode estar carregando o vírus, então essa é uma forma de evitar com que outras pessoas que também utilizam esse espaço possam estar se contaminando”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Já receberam o serviço de limpeza os abrigos localizados na altura do bairro Campo Redondo, às margens da Rodovia RJ-140, em ambos os sentidos da pista. A desinfecção com água, cloro, sabão e álcool em gel também é realizada periodicamente na rodoviária municipal, em praças e academias populares.

Foto: Divulgação | Diretoria de Transportes