Prefeitura promove I Ciclo de Palestras para professores do segundo segmento

A Coordenação do 2º Segmento da Secretaria de Educação aldeense vai realizar o I Ciclo de Palestras, entre os dias 16 a 22 de outubro, destinado aos professores do 6º ao 9º ano das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Matemática, Educação Física, Geografia, Arte e Ciências. O evento acontecerá no Centro de Formação Continuada (CEFOR), no turno da manhã, a partir das 8h, e no período da tarde, a partir das 14h.

Na quarta-feira (16), a palestra que abre a programação será destinada aos professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, com a temática “Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita: texto, contexto e retexto”. O palestrante será o professor Fábio André Coelho e a mediadora Cristina Braga.

A palestra para os professores de História acontecerá na quinta-feira (17), abordando o tema “Educação antirracista e políticas públicas em contexto de desconstrução: reflexões sobre a Lei 10.639/03”, ministrada pela cientista social Ana Paula Pereira e mediada pelo professor Ricardo Coitinho. Já a formação de matemática, mediada pelo professor Jardel dos Santos, apresentará o tema “Por que precisamos de uma matemática humanista?”, ministrada pelo professor Carlos Mathias.

Na sexta-feira (18), o tema abordado na formação de Educação Física será “A Educação Física no âmbito das experiências e saberes dos professores”, ministrado por Dinah Vasconcellos e mediado por André Brito. A palestra da formação de Geografia, no dia 21 de outubro, terá como tema “Geografia e Giro Decolonial: um olhar crítico e do Sul para a Geografia que se ensina”, ministrada pelos palestrantes Marcelo Japiassú e Raphael Rodrigues e mediada pela professora Thatiane Bittencourt. Na mesma data, acontecerá a palestra da disciplina de Arte, com o tema “A história de um pintor contada por ele mesmo”, com o palestrante Reinaldo Carlos de Oliveira e mediador Claudio Bastos.

Encerrando o ciclo de palestras, no dia 22 de outubro, a formação de Ciências leva para os professores a palestra “Quais diversidades cabem no ensino de ciências? Reflexões sobre as possibilidades de ensinar e aprender sobre a natureza”. A discussão será conduzida pela palestrante Ana Cléa Braga e mediada pela professora Marciele Santos.