Ronda Escolar realiza atividades de conscientização no trânsito com alunos de São Pedro da Aldeia

Os alunos do Centro Educacional Missão de São Pedro, no Centro da Cidade, participaram de uma programação diferente nesta semana. Guardas municipais da Ronda Escolar estiveram na unidade de ensino e palestraram sobre diversos temas relacionados ao trânsito. A conversa foi direcionada aos alunos do pré ao 5º ano. Nesta quinta-feira (07) os estudantes acompanharam ações da Guarda no trânsito e auxiliaram com orientações a pedestres e motoristas.

créditos: Jefferson Viana

Na ocasião foram abordados assuntos, como sinalização, segurança, conscientização, leis de trânsito, educação nas vias, sanções, e demais subtemas que envolvem o cotidiano nas vias, seja para pedestres ou motoristas. Para atrair ainda mais a atenção dos alunos, os guardas levaram materiais de sinalização para serem expostos e produziram materiais lúdicos sobre as viaturas.

créditos: Jefferson Viana

O guarda municipal Gonçalves falou sobre a iniciativa. “Esse trabalho foi solicitado diretamente pelo Missão de São Pedro, pudemos explicar diversos temas para eles e mostrar como é feito o trabalho dos guardas nas vias aldeenses. As crianças estão trabalhando um projeto sobre profissões do futuro, logo estão conhecendo a realidade de diversos profissionais em suas áreas”, disse.

créditos: Jefferson Viana

A secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, ressaltou a importância dessas atividades.

“A faixa etária que participa dessas palestras é de suma importância, as crianças, por exemplo, são multiplicadoras junto aos familiares e em suas casas. Com adolescentes e jovens, trabalhamos a conscientização de futuros motoristas que, em breve, estarão conduzindo em nossas ruas e estradas. A conscientização de pedestres e motoristas deve começar cedo, com esses conhecimentos e informações formamos cidadãos mais bem instruídos e conscientes de que um trânsito ordenado e seguro é responsabilidade de todos”, destacou