Secretária de Saúde participa de reunião do CMDCA

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, participou de uma reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na sede da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A gestora recebeu demandas e deu esclarecimentos sobre a rede de saúde, atendimentos, estrutura e demais assuntos pertinentes à SESAU. Na ocasião, a secretária se colocou à disposição e será a representante da pasta nas reuniões do CMDCA. No próximo dia 25, uma nova reunião será realizada na sede da Secretaria de Saúde.

créditos: Luana Macêdo

A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, falou sobre a importância de um Conselho ativo e com uma base fortalecida.

“Me coloco à disposição do CMDCA, a partir de agora vou ser a representante da pasta nas reuniões. Acredito que precisamos ter, em qualquer conselho, um grupo voltado aos interesses da população, de quem precisa, somado a uma vontade política. Precisamos ser resolutivos acima de tudo”, afirmou.

Além das demandas expostas pelo Conselho e os assuntos postos em pauta, os componentes discutiram, ainda, o processo de criação para um conselho voltado às pessoas com deficiência.

créditos: Luana Macêdo

“Precisamos iniciar e formar uma base sólida, conversar com as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e também Educação. Muitas vezes as pessoas se apegam ao fator doença, que é a ponta, mas são demandas que também envolvem diversas pastas no percurso. O ideal é que possamos discutir para não queimar etapas, formalizar essa base e, assim, avançar. Temos a necessidade de criar fóruns, para aproximar e fazer com que a população se interesse pelos assuntos”, destacou a secretária Francislene.

créditos: Luana Macêdo

A reunião contou com a participação da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef) de Rio das Ostras, Isabel Cristina Melo.

“O desejo é que os municípios possam se unificar para levar essa demanda da pessoa com deficiência; fui convidada e vim participar dessa reunião no intuito de somar forças. Nossa ideia é que tendo um conselho da pessoa com deficiência possamos aglutinar as questões específicas e conseguir levar adiante. Temos visto violações de direitos e isso está gritante, não é nosso município ou em outro, infelizmente é geral. Se todos os grupos puderem se unificar conseguiremos caminhar em longos passos”, disse.