Tire suas dúvidas sobre a campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no dia 23 de março e, até o momento, já imunizou mais de 6.500 pessoas contra a Influenza. Devido à grande procura pela vacina, o município aguarda a terceira remessa de doses enviadas pelo Estado para dar continuidade à imunização. A expectativa é de que São Pedro da Aldeia receba, nesta terça-feira (31), no terceiro lote, mais 2.100 doses.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece as principais dúvidas sobre a vacinação.

Quem deve ser imunizado?

A primeira etapa de vacinação contra a gripe é voltada aos idosos e profissionais da saúde. No momento, seguindo critérios da Secretaria Estadual de Saúde, estão sendo priorizados os moradores com idade acima de 80 anos. A previsão é de que o próximo público a ser vacinado seja os idosos com idade entre 70 e 79 anos.

Como as vacinas são disponibilizadas?

São Pedro da Aldeia está adotando o critério de distribuir as vacinas encaminhadas ao município aldeense, pelo Governo do Estado, às suas 26 unidades de saúde. Além de estarem disponíveis nos postos, as doses serão disponibilizadas de forma domiciliar.

Como funciona a vacinação domiciliar?

Cada posto faz a vacina de forma residencial na sua área de atuação, seguindo o cadastro de moradores existente no município.

Os moradores que estejam dentro do público-alvo de idosos, e que não estão cadastrados em suas unidades de saúde, podem entrar em contato com os números 2627 6687 e 2621 0128, das 8h30 às 16h, para se inscreverem.

A Secretaria de Saúde também disponibilizou um formulário on-line para as pessoas, com idosos em casa que precisam de vacinação, possam se inscrever. Clique aqui para acessá-lo.

Qualquer parente ou pessoa que dividir um domicílio com um idoso pode cadastrar o morador. Para realizar o cadastro por telefone, é necessário informar nome, idade, endereço completo, um número de contato e cartão do SUS, embora este último não seja obrigatório.

Idosos são o público-alvo prioritário
Os idosos são o público-alvo prioritário
Foto: Luana Macêdo

Pode se vacinar nas unidades de saúde?

Sim, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde reforça e orienta que, mediante a esse cenário de combate ao coronavírus, quem precisar procurar as unidades de saúde não deve se aglomerar, respeitando o distanciamento seguro entre as pessoas.

O atendimento nas unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Há alguma contraindicação para a vacina?

A vacina é contraindicada para aqueles que apresentarem sinais de gripe ou resfriado no ato da imunização e para pessoas que são alérgicas a ovo.

A vacina protege contra o coronavírus?

Não, de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina não protege contra o Covid-19. Contudo, ela representa uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns. Ainda segundo o órgão federal, priorizar os idosos nesta primeira etapa de vacinação é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico do novo coronavírus.