1º Fórum Intersetorial sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio encerra Campanha Setembro Amarelo em São Pedro da Aldeia

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou nesta quarta-feira (25) o 1º Fórum Intersetorial Sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio.  O encontro, que fez parte da Campanha Setembro Amarelo, foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com as representações da três secretarias municipais envolvidas: Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, e a Secretária da Adjunta, Olívia Sá, o Secretário de Educação, Alessandro Teixeira e o Secretário Adjunto de Saúde, Bruno de Souza Soares.

Foto: Jefferson Viana

A Secretária Ester Marques fez a abertura do evento. “Estamos aqui hoje juntos para discutir um assunto que envolve a todos.  Somente unidos e nos capacitando iremos conseguir avançar na luta contra esta realidade que afeta um número alarmante de pessoas. Agradeço a presença de todos envolvidos neste enfrentamento”, disse.

Foto: Jefferson Viana

De acordo com o Secretário de Educação, Alessandro Teixeira, é fundamental que a prevenção à automutilação e ao suicídio seja discutida nas unidades escolares. “Na nossa rotina de professor eu tenho observado na vida dos adolescentes que as pessoas estão se distanciando da capacidade de enxergar o outro. Este outro, que está dentro da escola e das nossas casas. Muitas vezes não temos este olhar criterioso com o outro tão próximo. Temos que nos colocar no lugar de quem sofre. Espero que todos saiam daqui com esta reflexão e que possamos colocar em prática no exercício das nossas funções diárias”, disse o Secretário.

Foto: Jefferson Viana

O Fórum foi uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e as Secretarias de Educação e Saúde e foi direcionado às equipes técnicas das pastas envolvidas.  Para o Secretário Adjunto de Saúde, Bruno de Souza Soares, foi uma ação muito importante para profissionais que trabalham diretamente com o público. “São os técnicos da ponta que recepcionam quem chega e este grupo tem que saber lidar e encaminhar as pessoas, de acordo com o que é apresentado. Este fórum é para tratar de vidas, aí está a sua importância”, informou.

Foto: Jefferson Viana

Durante o evento as três secretarias apresentaram a rede de atendimento ao público. Também foi criada uma comissão para continuar o trabalho junto à rede. Além dos secretários, participaram do fórum técnicos dos equipamentos, conselheiros tutelares, profissionais da rede de educação e da saúde e a diretora das proteções básica e especial, Cláudia Brasil.