Abertas inscrições para benefícios da Lei Aldir Blanc

Os links para o cadastro e tutoriais estão disponíveis no site da Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Os agentes culturais aldeenses já podem se cadastrar para receberem o auxílio federal emergencial decorrente da Lei Aldir Blanc, n° 14.017, de 29/06/2020. Para se candidatar ao benefício, voltado exclusivamente aos artistas e equipamentos culturais que foram prejudicados em decorrência da pandemia do coronavírus, o interessado deve acessar o site oficial da Prefeitura de São Pedro da Aldeia (www.pmspa.rj.gov.br). Para orientar melhor os artistas, foi desenvolvida uma seção específica para reunir os links que direcionam para o cadastro, exemplos de como formatar documentos e até tutoriais, que ensinam passo a passo o preenchimento da ficha cadastral.

Vale lembrar que foi disponibilizado um cadastro diferente para cada categoria de artista: aquele que é pessoa física e deve utilizar o seu CPF; o que é pessoa jurídica, e deve informar o seu CNPJ e o coletivo cultural (que não possui CNPJ).

Para ajudar as pessoas que precisam de documentos complementares, a Secretaria Adjunta de Cultura criou modelos de cartas de autodeclaração, carta de referência, carta de autorização de coletivo cultural e modelo de portfólio.

Para facilitar ainda mais o cadastro de todas as categorias, também foram produzidos tutoriais que explicam passo a passo o preenchimento dos cadastros, que podem ser conferidos no canal da Prefeitura no Youtube.

Para sanar dúvidas que possam surgir no preenchimento dos cadastros, a secretaria vai realizar nova videoconferência nesta quinta-feira (23), às 14h, pelo aplicativo Google Meet. O link para a reunião será disponibilizado horas antes da live. É necessário baixar o aplicativo para participar do encontro.

Atendimento presencial

A partir de quarta-feira (22), a Cultura também fará atendimento presencial na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, de 9h às 17h. Os interessados também poderão enviar e-mail para casadeculturaspa@gmail.com.

A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, comentou sobre o trabalho inédito que está sendo realizado pela Secretaria.

“Estamos todos aprendendo e vamos tentar tornar mais fácil o caminho dos que necessitam desse auxílio nesse momento” afirmou.