ACADEMIA POPULAR EM SÃO PEDRO DA ALDEIA TEM MAIS DE 300 ALUNOS

naugurada há pouco mais de dois meses, a primeira Academia Popular de São Pedro da Aldeia, já tem mais de trezentos alunos inscritos. Com aulas de segunda à sexta-feira em diferentes horários, a academia tem atraído principalmente pessoas da melhor idade. De acordo com o professor de Educação Física, Marcelo Campos Pontes, 70% dos alunos são da terceira idade. Eles lotam a academia principalmente nos horários da manhã e da tarde.

A academia “Viver Bem” funciona em três turnos, sempre de segunda a sexta-feira. De manhã, das 7h às 13h, à tarde, das 16h às 18h e à noite, das 18h às 22h. O tempo máximo estipulado para o uso é de 2h para cada pessoa. As inscrições para participar da academia continuam abertas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 17h, na sede da Subsecretaria de Cultura,  Esportes e Lazer, que fica na Rua Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Os interessados deverão comparecer com originais e cópias dos documentos de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico atualizado (válido por seis meses). A idade mínima para participar é de 16 anos. Menores de idade devem ir acompanhados dos pais ou responsáveis.

Além de atletas e pessoas que já praticavam exercícios com regularidade, há também aqueles que nunca haviam entrado em uma academia. É o caso de Maria de Lourdes Pinto, de 66 anos. Ela que estava sem se exercitar havia mais de um ano, resolveu entrar na academia popular para conhecer; dois meses depois ela se sente bem melhor fisicamente e socialmente, como ela mesma afirma. “Aqui a gente faz novas amizades. É como se fôssemos uma família”, diz Maria de Lourdes.

O seu Luiz Teixeira Vale, de 72 anos já havia entrado em academias tradicionais diversas vezes quando era mais moço. Militar aposentado, ele garante que precisava voltar às atividades físicas, o que foi possível com a inauguração da academia popular. “Isto aqui deveria ter sido feito há mais tempo! Me sinto muito bem aqui, antes não existiu nenhuma atividade para as pessoas da terceira idade. Essa academia veio abrilhantar as nossas vidas”, afirma seu Luiz.

Para o Subsecretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Mendes, academia é o orgulho da subsecretaria de esportes. “É um orgulho estarmos colaborando para uma melhoria na saúde e na qualidade de vida da nossa população. Principalmente em um ponto muito importante, que é tirar nossa terceira idade do sedentarismo. É muito realizador saber que esse projeto tem uma grande aceitação e adesão de todos, é o Governo de São Pedro da Aldeia mostrando realmente que É Tempo de Viver Bem”, disse.

Para o professor Marcelo Campos, o trabalho desenvolvido na academia popular tem sido muito gratificante.  Ele que é um dos três professores responsáveis pelas aulas, garante que todos os alunos têm acompanhamento profissional. “Cada aluno tem a sua série. Em todos os horários há um profissional de educação física acompanhando os alunos”, explicou Marcelo.

As histórias de sucesso vividas dia-a-dia na academia popular não param por aí: a dona Maria Risonete, de 42 anos, é atleta. Ela que já participou de várias competições Brasil afora e conquistou muitas medalhas reconhece que “malhar” na academia popular foi a melhor coisa que poderia ter acontecido a ela nos últimos meses. “Eu fazia academia há dois anos, mas quando soube dessa oportunidade aqui eu vim correndo. Não há nada melhor para um atleta do que poder treinar ao ar livre e ainda estar entre as pessoas que torcem por ele. O projeto é muito bom,”, comemorou a atleta.

A dona Elizabeth Andrade Godói, de 49 anos, tem uma história de superação para contar. Segundo ela, no ano passado, quando fez os exames periódicos teve muita dificuldade para terminar o teste de esforço. Há cerca de um mês na academia popular, ela afirma que teve uma grande surpresa na semana passada quando repetiu o exame. Ela não só concluiu o teste como também se superou quando o médico pediu para ir aumentando a velocidade da corrida gradativamente. Emocionada, Bethe garante que a academia é tudo de bom e que ela está vivendo um momento muito especial. “É o meu momento! Essa academia foi um presente de Deus para mim. Esse projeto merece aplausos, pois é um projeto que dá oportunidade a todo mundo”, concluiu Elizabeth.