Alunos aldeenses participam do projeto “De curta nas escolas”

Categorias

Alunos aldeenses participam do projeto “De curta nas escolas”

A Secretaria de Educação e o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de São Pedro da Aldeia discutiram, nesta quinta-feira (27), durante o encontro de coordenação e formação dos professores dinamizadores tecnológicos, o projeto “De curta nas escolas”. A iniciativa propõe a produção de um audiovisual feito pelos alunos da rede municipal de ensino. A assessora pedagógica do Núcleo, Nilcilene Silva, e o tutor de audiovisual, Mário Márcio, participaram da reunião.

O projeto “De curta nas escolas” tem como foco o Projeto Político Pedagógico (PPP) trabalhado em cada unidade escolar. Os alunos, do Ensino Fundamental I e II, estão trabalhando na construção do conteúdo, realizando pesquisa de campo, capturando imagens, preparando o cenário, fazendo roteiro e o processo edição dos vídeos. Cada escola participante da iniciativa tem um professor dinamizador tecnológico, que, junto ao educador da turma, atua como mediador na elaboração dos audiovisuais.

De acordo com a assessora pedagógica do NTM, Nilcilene Silva, o trabalho realizado com os recursos tecnológicos é importante para o aluno. “Isso ajuda a torná-lo mais interessado pelas aulas, fazendo com que se sinta mais envolvido e participativo com a aprendizagem. Seja qual for o recurso trabalhado, dinamiza a aula do professor e desperta no estudante um interesse maior, pelo simples fato da tecnologia estar muito presente no dia a dia dele”, explicou.

As unidades escolares participantes e as professoras dinamizadoras tecnológicas são: E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João, com a professora dinamizadora Regina Furtado; E. M. José Teixeira Paulo, no Balneário, com Célia Damiana; E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia, com Annik Antunes; E. M. Profª Mirian Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense, com Joelma Campos; E. Mz. Pequiá, na Rua do Fogo, com Maria Stela Macêdo.

A professora dinamizadora Regina Furtado, considera a realização do projeto uma experiência muito boa. “A importância dessa iniciativa é levar a tecnologia para sala de aula como aliada. A geração é tecnológica e a gente tenta levar isso para que eles tenham uma motivação maior em sala. Os estudantes ainda vão poder ver o produto final, que tenho certeza que será bem gratificante para eles”, comentou.

O Núcleo de Tecnologia Municipal faz parte do Centro de Formação Continuada e objetiva promover a formação aos educadores da rede municipal de São Pedro da Aldeia, através de cursos e projetos com foco na inclusão digital. Os encontros de coordenação e formação dos professores dinamizadores tecnológicos acontecem de forma mensal no NTM.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade