Alunos da Educação de Jovens e Adultos se apresentam no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São Pedro da Aldeia participaram da culminância do projeto “Cultivando e semeando valores para uma cultura de paz”, realizada na noite da última quarta-feira (16), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no bairro Nova São Pedro. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira; a coordenadora do Centro de Formação Continuada, Iara Azevedo; o representante do PROERD, Júlio César Morgado; o advogado do projeto “OAB vai à escola”, José Carlos Forte; e o coordenador do PROFESP do Núcleo CIAAN, Ubiratan Marins, fizeram parte da composição da mesa.

Foto: Lílian Souza

O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, falou para os estudantes sobre o poder transformador da educação. “Vocês assumem o protagonismo, dentro de uma proposta da coordenação da EJA, de abrir espaço para que estejam no palco, vejam e sejam vistos. Mas vai muito além dessa noite; o que se aprende em sala de aula são coisas que devem nos marcar a tal ponto de sempre acreditarmos que é possível, não importa as dificuldades que passamos, sempre é possível realizar sonhos. Vocês fazem parte de uma história muito importante”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Participaram das atividades os alunos das escolas municipais que oferecem EJA: Antônio Rodrigues dos Santos, do bairro Porto do Carro; Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão; Luiza Terra de Andrade, do Campo Redondo; e José Guimarães, no Porto da Aldeia.

Foto: Lílian Souza

Após a execução do Hino Nacional e Municipal, as bailarinas do Centro Cultural Passos para o Futuro apresentaram suas coreografias, encantando o público presente. Logo após, os alunos das escolas participantes também realizaram apresentações culturais, mostrando seus talentos, entre eles dança, batuque de samba e pagode, música com voz e violão, coral e mensagem coreografada.

Foto: Lílian Souza

A aluna da E. M. Luiza Terra de Andrade, Milena Cardoso, apresentou a canção “Quando a chuva passar”. Os estudantes da E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, fizeram um coral levando a mensagem sobre a paz e, em outro momento, alegram a plateia com os pagodes “Todo amor do mundo”, “O som do tambor” e “Tá escrito”. Já os alunos da E. Mz. José Guimarães levaram aos palcos a mensagem coreografada com a música “Aleluia” e placas de palavras positivas; o coral cantou “A paz pela paz”.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora da EJA, Carolyne Felício, falou sobre o objetivo do projeto. “O primeiro encontro das escolas da EJA do município de São Pedro da Aldeia teve como objetivo criar um vínculo entre aluno e escola, diminuir a evasão escolar, dar significância ao que é estudado e promover a aprendizagem através de experiências, apresentações culturais, musicais e relatos”, disse.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, a equipe do Programa pela Vida sem Drogas (PROVIDE) realizou uma palestra sobre as consequências do uso das drogas, com o auxílio de vídeo, apresentação teatral, de danças e jogos. Um dos representantes do programa, Thiago Dias, conduziu o bate-papo. O PROVIDE é uma instituição filantrópica de caráter cristão, que desde 1996 realiza um trabalho social na área da dependência química atuando na prevenção e tratamento da causa.  A equipe técnica é formada por conselheiros, psicólogo, assistente social e colaboradores que atuam em conjunto, tanto no trabalho da prevenção, quanto na recuperação de dependentes químicos.

Foto: Lílian Souza

“Agradeço à Secretaria de Educação e às coordenações envolvidas por esse projeto maravilhoso, que é de grande importância para os alunos da EJA, esses jovens e adultos do turno da noite. Ali eles demostraram que a paz tem que estar dentro da gente. Foi um momento de integração com um só objetivo: a paz. Eles se sentiram felizes pela oportunidade de se apresentarem”, afirmou a diretora da E. M. José Guimarães, Mirna Souza.