Alunos da Educação de Jovens e Adultos se apresentam no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia

Categorias

Alunos da Educação de Jovens e Adultos se apresentam no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São Pedro da Aldeia participaram da culminância do projeto “Cultivando e semeando valores para uma cultura de paz”, realizada na noite da última quarta-feira (16), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no bairro Nova São Pedro. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; a coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Silveira; a coordenadora do Centro de Formação Continuada, Iara Azevedo; o representante do PROERD, Júlio César Morgado; o advogado do projeto “OAB vai à escola”, José Carlos Forte; e o coordenador do PROFESP do Núcleo CIAAN, Ubiratan Marins, fizeram parte da composição da mesa.

Foto: Lílian Souza

O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, falou para os estudantes sobre o poder transformador da educação. “Vocês assumem o protagonismo, dentro de uma proposta da coordenação da EJA, de abrir espaço para que estejam no palco, vejam e sejam vistos. Mas vai muito além dessa noite; o que se aprende em sala de aula são coisas que devem nos marcar a tal ponto de sempre acreditarmos que é possível, não importa as dificuldades que passamos, sempre é possível realizar sonhos. Vocês fazem parte de uma história muito importante”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Participaram das atividades os alunos das escolas municipais que oferecem EJA: Antônio Rodrigues dos Santos, do bairro Porto do Carro; Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão; Luiza Terra de Andrade, do Campo Redondo; e José Guimarães, no Porto da Aldeia.

Foto: Lílian Souza

Após a execução do Hino Nacional e Municipal, as bailarinas do Centro Cultural Passos para o Futuro apresentaram suas coreografias, encantando o público presente. Logo após, os alunos das escolas participantes também realizaram apresentações culturais, mostrando seus talentos, entre eles dança, batuque de samba e pagode, música com voz e violão, coral e mensagem coreografada.

Foto: Lílian Souza

A aluna da E. M. Luiza Terra de Andrade, Milena Cardoso, apresentou a canção “Quando a chuva passar”. Os estudantes da E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho, fizeram um coral levando a mensagem sobre a paz e, em outro momento, alegram a plateia com os pagodes “Todo amor do mundo”, “O som do tambor” e “Tá escrito”. Já os alunos da E. Mz. José Guimarães levaram aos palcos a mensagem coreografada com a música “Aleluia” e placas de palavras positivas; o coral cantou “A paz pela paz”.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora da EJA, Carolyne Felício, falou sobre o objetivo do projeto. “O primeiro encontro das escolas da EJA do município de São Pedro da Aldeia teve como objetivo criar um vínculo entre aluno e escola, diminuir a evasão escolar, dar significância ao que é estudado e promover a aprendizagem através de experiências, apresentações culturais, musicais e relatos”, disse.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, a equipe do Programa pela Vida sem Drogas (PROVIDE) realizou uma palestra sobre as consequências do uso das drogas, com o auxílio de vídeo, apresentação teatral, de danças e jogos. Um dos representantes do programa, Thiago Dias, conduziu o bate-papo. O PROVIDE é uma instituição filantrópica de caráter cristão, que desde 1996 realiza um trabalho social na área da dependência química atuando na prevenção e tratamento da causa.  A equipe técnica é formada por conselheiros, psicólogo, assistente social e colaboradores que atuam em conjunto, tanto no trabalho da prevenção, quanto na recuperação de dependentes químicos.

Foto: Lílian Souza

“Agradeço à Secretaria de Educação e às coordenações envolvidas por esse projeto maravilhoso, que é de grande importância para os alunos da EJA, esses jovens e adultos do turno da noite. Ali eles demostraram que a paz tem que estar dentro da gente. Foi um momento de integração com um só objetivo: a paz. Eles se sentiram felizes pela oportunidade de se apresentarem”, afirmou a diretora da E. M. José Guimarães, Mirna Souza. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade