Alunos da Escola Quilombola participam de atividades sobre educação no trânsito

Os alunos da Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, participaram de atividades lúdicas em alusão a Semana Nacional do Trânsito, celebrada no mês de setembro. Eles receberam o Programa Educacional e Preventivo as Drogas, Trânsito e Violência (PROGEP).

Foto: Divulgação | SEMED

A diretora da unidade escolar, Rafaela Muniz, enalteceu a participação dos alunos durante as atividades. “Eles prestaram atenção em tudo. Muito bom ver o envolvimento dos nossos estudantes e também dos convidados. A Escola Municipal Quilombola está imensamente grata pelo projeto realizado”, destacou.

Foto: Divulgação | SEMED

Todas as turmas da unidade escolar participaram das atividades. As turmas da creche, pré-escola e 1º ano assistiram ao espetáculo Fantoche Edu, utilizando uma abordagem apropriada para a idade dos alunos, com conversas sobre respeito e trânsito seguro. Já as turmas dos 2º, 3º e 4º anos participaram da trilha de trânsito e de um jogo de tabuleiro, que consistia em jogar o dado, andar as casas e responder perguntas de trânsito, além de reconhecer as placas de sinalização.

Foto: Divulgação | SEMED

A professora do Pré I, Cíntia Viana, afirmou que o PROGEP foi de grande valia pra a escola e para os alunos. “A segurança no trânsito foi passada para os nossos pequenos de forma lúdica, com música, histórias e, principalmente, com o fantoche Edu, Educadinho, que foi a sensação para os nossos alunos. Eles adoraram e participaram de cada momento com muito entusiasmo”, salientou.

Foto: Divulgação | SEMED

O teatro do Fantoche Edu aborda hábitos saudáveis, conduta segura no transporte escolar, educação e segurança no trânsito. Já a Trilha do Trânsito tem o objetivo de desenvolver a atenção e o comportamento preventivo e seguro. Fazem parte da equipe do PROGEP os dinamizadores Sub. Insp. Elenilza e Sub. Insp. Isidório e o Coordenador Geral, Sub. Insp. Sant’Anna.

Foto: Divulgação | SEMED

O coordenador geral do programa, Sub. Insp. Sant’Anna, falou sobre a ação. “As crianças atendidas pelo projeto são incríveis, inteligentes e muito atenciosas, dinâmicas e muito interessadas em participar e aprender. Agradecemos a todos da unidade escolar pelo acolhimento e carinho que nos foi dispensando ao longo dos dias que estivemos na escola desenvolvendo as dinâmicas”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

As professoras das turmas desenvolveram diversos exercícios voltados ao tema. No Pré I, por exemplo, o objetivo da atividade foi trabalhar a coordenação motora e os movimentos que correspondem à escrita do número. No Pré II, mais especificamente, foi trabalhado música e movimento, espera da vez e noção de ordinais. “Percebi que ficaram muito entusiasmados por ser algo diferente do cotidiano. Deram um retorno bem legal no início, demonstrando os conhecimentos prévios e, logo após as informações trabalhadas, começaram e expor suas ideias e a construção do conhecimento”, destacou a professora Michele Paes.