Alunos da rede municipal participam de formatura do PROFESP

A formatura dos alunos participantes do Programa Forças no Esporte, do núcleo da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), foi realizada na última terça-feira (10). A solenidade aconteceu no auditório da BAeNSPA e contou com a participação do secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; do Comandante da Base, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa, do coordenador do programa, Capitão de Corveta Souza Neto, e dos diretores das unidades escolares participantes, Jandir Lessa e Regina Gastanes.

Foto: Lílian Souza

Segundo o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a formação que os alunos recebem na Marinha é para a vida inteira. “Se o município fosse entregar uma medalha como forma de gratidão à Marinha do Brasil, seria uma medalha gigante, pois essa parceria traz muitos benefícios para o município, para nossos alunos e seus familiares. Tínhamos uma parceria com 200 alunos contemplados, conseguimos chegar a 350 assistidos e agora conseguimos ampliar essa parceria para 2020, chegando a 600 estudantes, que terão a oportunidade de uma formação sadia”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Após a execução do Hino Nacional, Alessandro Teixeira e representantes de instituições parceiras receberam uma medalha, em forma de agradecimento, das mãos do comandante da Base. Houve, ainda, a exibição de um vídeo, com fotos dos alunos em atividades do programa, e a apresentação dos estudantes com a canção AVANTE PROFESP.

Foto: Lílian Souza

O comandante da Base, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa, agradeceu a presença dos familiares que prestigiaram a cerimônia e também a Prefeitura Municipal, pois sem eles não seriam possível a realização do PROFESP. “Os alunos são o futuro daquilo que a gente espera que o Brasil seja. Daí a importância em prepará-los para o futuro, mas a responsabilidade também é deles, em procurar sempre serem pessoas melhores, de fazer da melhor forma tudo que se propuserem. Parabenizo a todos os participantes, principalmente os que conseguiram se destacar”, disse.

Foto: Lílian Souza

A cerimônia de formatura também premiou os alunos destaques desta edição do PROFESP. Na categoria práticas esportivas, os estudantes Walesca Souza, da Escola M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol, e Ryan Carlos Oliveira, da Escola M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda, foram premiados. Entre os critérios avaliados, estiveram o nível de interesse pelos esportes e de aptidão física e técnica, além dos resultados alcançados nas competições.

Foto: Lílian Souza

Os estudantes que se destacaram de um modo geral no PROFESP também receberam seus prêmios. Em primeiro lugar ficou a aluna Eduarda Rabelo, da Escola M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; a segunda colocação ficou com Anna Beatriz Lima, da Escola M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba; já a terceira posição ficou com os estudantes Jhuly de Araújo e Andresson Luiz da Conceição, ambos da Escola M. Profª Maria da Glória.

Foto: Lílian Souza

A escolha do aluno PROFESP foi feita de acordo com alguns critérios, sendo eles rendimento escolar, assiduidade na escola e no programa, liderança, disciplina, hierarquia e relacionamento interpessoal, entre outros. Os familiares dos alunos premiados estavam presentes durante a entrega. Os professores, monitores e voluntários do PROFESP também receberam seus certificados.

Foto: Lílian Souza

O Programa Forças no Esporte – Segundo Tempo é desenvolvido pela Marinha do Brasil e conta com a parceria da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação. O Programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades desportivas e educacionais, além de lazer e atividades complementares. Os participantes também recebem alimentação, orientação de civismo e cidadania e são incentivados com o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Foto: Lílian Souza

A aluna do 8º ano, da E. M. Profª Maria da Glória, Carina Silva, falou sobre sua participação. “O PROFESP é algo muito importante para mim. Já aprendi muitas coisas com o programa, como a ter respeito, pratiquei modalidades esportivas, fiz amizades novas e isso vem me acompanhando o tempo inteiro. Tudo que aprendi com o PROFESP, quero levar para o resto da vida”, afirmou.

Foto: Lílian Souza

Participaram do PROFESP, do núcleo da BAeNSPA, os estudantes da E. M. Antônio Vaz da Silva, no Recanto do Sol; E. M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba; E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; e da E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda.