Secretário aldeense se reúne com agentes do Programa de Alimentação Escolar

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, se reuniu, nesta quarta-feira (11), com as representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que integram o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFF). Também participaram do encontro a diretora de Nutrição da SEMED, Gabrielle Almeida, a nutricionista responsável do setor, Lívia Carvalho, a representante do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Marlene Corrêa, e as agentes do PNAE, Adaiana da Rocha e Lúcia França.

Foto: Lílian Souza

O objetivo do encontro foi apresentar ao município o diagnóstico do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), entregue pelas agentes do FNDE. O secretário de Educação aldeense afirmou gostar da presença de instituições que façam essas análises, pois elas ajudam a Secretaria de Educação a crescer.

Durante o encontro, também foram abordados assuntos como o manual de boas práticas, cardápio escolar, documentação, merenda e controle de qualidade da merenda, entre outros temas relacionados à nutrição e alimentação escolar.

Foto: Lílian Souza

Segundo a agente do FNDE, Lúcia França, a visita ao município tem como objetivo realizar um monitoramento e fornecer a assessoria do Programa Nacional de Alimentação Escolar, além de deixar alguns acertos que precisam ser feitos. “São Pedro da Aldeia foi escolhido pelo FNDE como uma gestão positiva, pois cumpriu cinco critérios, no mínimo, de que vem cumprindo todas as etapas do programa. O Conselho Municipal de Alimentação Escolar está operando; o IDEB do município foi alcançado no ano de 2017 e 2018; não teve saldo reprogramado nestes anos acima de 30%, foi alcançado sempre o mínimo da compra necessária da agricultura familiar, que é de 30%. No Programa de Alimentação Escolar, existe uma etapa que fala da educação alimentar nutricional com o escolar, e, aqui, por mais de três anos consecutivos, isso vem sendo executado com excelência em todas as unidades escolares; todo esse processo do PNAE tem que ser registrado, não somente com fotos, mas no papel, criando projetos, e o município de São Pedro da Aldeia faz isso”, explicou.

Sobre as recomendações deixadas para cidade aldeense, a agente do FNDE, Lúcia França, explicou que algumas etapas ainda precisam ser cumpridas, de forma documental, se antecipando a uma legislação futura. “As orientações precisam ser executadas para São Pedro da Aldeia continuar nessa excelência, sendo um exemplo de cumprimento de todas os estágios do Programa de Alimentação Escolar”, salientou.

Foto: Divulgação | SEMED

O FNDE, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), promove o projeto CECANE, que visa o desenvolvimento de ações de apoio técnico de ensino, pesquisa e extensão para a melhoria da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O CECANE atua realizando cursos de formação e prestando assessoria técnica aos municípios sobre a execução do programa.

Foto: Divulgação | SEMED

A representante do Conselho Municipal de Educação, Marlene Corrêa, falou sobre a iniciativa. “A ação está sendo muito importante e produtiva para o CAE e também para as escolas e o município aldeense. É um grande aprendizado que veio para que possamos crescer cada vez mais”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

A visita tem como objetivo apoiar tecnicamente a execução do PNAE por meio de reuniões com as nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e agricultores familiares, bem como demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar. A ação será encerrada com uma atividade de formação, com a presença de representantes dos municípios vizinhos, realizada nesta quinta-feira (12), às 9h, no Centro de Formação Continuada (CEFOR).