Alunos do bairro Alecrim participam de Café Literário em homenagem ao escritor Machado de Assis

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Vidal de Negreiros, localizada no bairro Alecrim, participaram de um Café Literário que homenageou o escritor brasileiro Machado de Assis. A atividade foi conduzida pelos professores de Língua Portuguesa, Veronica de Araújo, Jandiara Rangel, Adriana e Lorraine dos Santos, com o auxílio das professoras de História, Silvia Rohem e Marilena Leite e de Ciências, Letícia Menezes.

Divulgação | SEMED

O Café Literário Machado de Assis já faz parte do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar, que tem o objetivo de motivar os alunos à leitura e escrita, além fazer com que eles conheçam grandes escritores brasileiros. Neste ano, o homenageado foi Machado de Assis, escritor negro, de origem humilde.

Divulgação | SEMED

A professora de Língua Portuguesa, Veronica de Araújo, falou sobre o projeto. “O Café Literário foi muito importante, pois tratou a vida do autor, não só os aspectos biográficos e bibliográficos, mas também da sua vida, história e dos livros. Foi um projeto bem legal e proveitoso. Com a realização das atividades, os alunos se integraram e empenharam mais”, informou.

Divulgação | SEMED

A atividade também faz parte do projeto “Você pode ser e fazer diferente”, que tem como proposta melhorar a autoestima dos estudantes. A iniciativa já promoveu palestras de psicólogas, de massoterapeuta esportivo e ex-aluno da escola, do secretário de Educação, Alessandro Teixeira, além de visitas externas.

Divulgação | SEMED

A supervisora Pedagógica, Jana Branco, falou sobre a atividade. “Sempre dentro do nosso projeto pedagógico ‘Você Pode ser e Fazer Diferente’, os alunos podem ter acesso e conhecimento a personalidades negras, que possuem profissões diferentes das que eles conhecem”, disse.