Alunos inclusos são beneficiados com atividades impressas em domicílio

Para diminuir a distância entre o aluno e o aprendizado durante a pandemia de Covid-19, o setor de Transporte da Secretaria de Educação realizou, na última quinta-feira (27/08), a entrega das atividades impressas em domicílio aos alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP). Ao todo, a ação atendeu 64 alunos com necessidades especiais, percorrendo 18 bairros do município aldeense.

A medida foi sugerida após ser observada a dificuldade dos pais e responsáveis na retirada do material impresso, tendo em vista que muitos não tinham com quem deixar os filhos que são portadores de deficiência. No último mês, a Educação já havia atendido 10 alunos que não conseguiram adquirir presencialmente as atividades.

Setor de transporte da Secretaria de Educação realizou todo o mapeamento e entregas em domicílio aos alunos inclusos.
Foto: Renato Fulgoni

A diretora da EMESPP, Samira Costa, conta que a ideia surgiu por meio de uma conversa com o secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, que estava acompanhando os casos juntamente ao setor de Transporte. “Fiquei muito feliz porque os pais têm uma dificuldade muito grande para irem à escola, já que a unidade atende crianças de outros bairros que não são próximos, o que torna mais difícil o acesso. Essa parceria veio em um ótimo momento, já que estamos passando por um período muito difícil e isso ajuda a amenizar a ansiedade dessas crianças que não estão podendo frequentar as aulas”, finalizou a diretora, que ainda agradeceu ao setor pelo planejamento que tornou a entrega possível.

Atendimento humanizado

A humanização na área da Educação também está ligada aos detalhes que vão do ensinar até o apoio em cenários desconhecidos que a pandemia vem proporcionando a todos. E foi com gratidão que João Baptista, pai do aluno Felipe Souza, recebeu a ação da entrega das atividades. Segundo João, ter recebido o material em casa facilitou muito a vida do filho, que teve sua rotina totalmente alterada pela nova realidade.

“Agradeço a atitude da Secretaria de Educação; meu filho não estava realizando nenhuma atividade esse ano devido ao Covid. Inclusive, até as fisioterapias que ele estava acostumado a fazer, estão suspensas por causa da limitação de contato com outras pessoas. Então, acaba que a única atividade que ele irá realizar é essa aqui da escola”, contou o pai, que prometeu realizar as atividades juntamente ao filho.

Pais receberam a equipe para a entrega das atividades.
Foto: Renato Fulgoni

A diretora da unidade também foi recebida com alegria pela Rosimere Guimarães, mãe do aluno Emanuel Guimarães. “Meu filho fica muito feliz com as atividades escolares. Quando fui buscar da outra vez na Escola, ele ficou feliz da vida e pediu ajuda da tia para fazer. Pede para cortar a cartolina com ele e fala sobre querer voltar para a escola, mas entendo que o momento está difícil”, relatou a mãe, que aproveitou a oportunidade para entregar as atividades já concluídas pelo filho.

Diretora esteve envolvida em todo o processo das entregas

Aprendizagem inclusiva

As atividades distribuídas contemplam a deficiência ou transtorno global de cada aluno, visando o desenvolvimento da habilidade de cada um. Todas possuem instruções e são de caráter lúdico, a fim de que o aluno possa ter uma aprendizagem significativa, sempre explorando os componentes curriculares também aliados à Base Nacional Comum Curricular.

Todo o material pedagógico foi elaborado pelos professores da EMESPP com auxílio do Assessoramento Pedagógico e Coordenação da Educação Inclusiva da Secretaria de Educação.

A E. M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, atende alunos inclusos do 1º ao 5º ano.