Comerciantes comemoram seis anos da nova entrada do bairro São João

Comerciantes comemoram seis anos da nova entrada do bairro São João

Ligação asfáltica da Rua Marechal Juarez Távora à RJ-140 valorizou imóveis, trouxe mobilidade e facilitou acesso ao bairro mais populoso de São Pedro da Aldeia

Há seis anos, centenas de pontos comerciais instalados ao longo da Rua Marechal Juarez Távora são diretamente impactados pela construção da nova pista de acesso ao bairro São João. Inaugurada no dia 08 de setembro de 2014, a nova entrada possibilitou a ligação direta entre a Rodovia RJ-140 e a principal via do bairro, oferecendo maior mobilidade e dignidade aos moradores, além de contribuir para a valorização dos imóveis e comércios locais.

Inaugurada em 2014, obras de urbanização melhoraram acesso ao bairro
Foto: Ryu Rodrigues

Bairro mais populoso de São Pedro da Aldeia, o São João conta atualmente com cerca de 13 mil moradores. Somente na via principal, a Marechal Juarez Távora, já são mais de 150 pontos comerciais lineares, todos beneficiados diretamente com a abertura do novo acesso pavimentado.

“Tenho comércio aqui há 12 anos e esse bairro era muito escondido. Antigamente só tinham duas entradas, uma na Barraca Verde e outra mais à frente. Abrir esse acesso direto para a Juarez Távora mudou a realidade, deu uma visibilidade muito maior para o bairro, que é um dos melhores da cidade, e aumentou também o fluxo de clientes”, conta o comerciante Williams Marinho, dono de uma loja de equipamentos de telefonia e comunicação.

Williams Marinho diz que a abertura da Rua Juarez Távora para a Rodovia era um desejo antigo da população
Foto: Ryu Rodrigues

Trânsito fácil

Jeferson Mendonça tem uma barbearia há três anos na Rua Marechal Juarez Távora e conta que a nova entrada virou um ponto de referência para o estabelecimento. “O salão fica bem perto da nova entrada e essa localização ajuda muito, porque todo mundo já conhece e fica muito mais fácil para indicar. É uma forma de fazer com que os clientes cheguem muito mais rápido”, comentou.

Foto: Ryu Rodrigues

Antiga reivindicação da população, a construção da nova entrada do bairro São João compreendeu obras de drenagem com manilhas de 600, saneamento, pavimentação, faixa de pedestres, rotatória, sinalização e iluminação, cumprindo as exigências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 

Foto: Ryu Rodrigues

Valorização

A nova entrada reduziu em cerca de 800 metros o acesso à Juarez Távora, principal rua do bairro. Criada por lei em 2001, essa via conta com aproximadamente 600 metros de extensão e mais de 150 pontos comerciais instalados, entre farmácias, lojas de materiais de construção, padarias, escritórios de contabilidade, consultórios odontológicos, oficinas mecânicas, cicle, academias, papelarias, mercearias, lojas de roupas, bijuterias, cosméticos, vidros, armarinhos, peixaria, locadora, doceria, casa lotérica, escola, agropecuária, óticas, mercados, hortifrúti, lanchonetes, bares, bazares, barbearias e salões de beleza, além de uma Delegacia de Polícia.

Rua Marechal Juarez Távora é a mais movimentada do bairro
Foto: Ryu Rodrigues

Empresário do ramo de vestuário infantil e adulto, Renato Mello está há 28 anos instalado na Rua Marechal Juarez Távora e conta que a nova entrada trouxe impactos positivos também para o faturamento de sua empresa. “Nesses seis anos, tive um aumento em torno de 35% do meu faturamento e acredito que, assim como eu, comércios de outros segmentos também perceberam um aumento no fluxo de vendas. Temos clientes de Arraial do Cabo, Búzios e Araruama que vêm para conhecer a loja e, com a nova entrada, melhorou muito o aspecto do bairro”, disse.

Para o empresário, as obras de urbanização na entrada do bairro também possibilitaram uma valorização imobiliária. “Tenho alguns imóveis alugados no São João e percebi que houve uma procura maior. O bairro vem crescendo muito e tem chamado a atenção inclusive de empresários de fora”, finalizou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Categorias
Fechar Acessibilidade