Comissão aldeense se reúne com prefeito cabista para discutir projeto voltado a autistas

Representantes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, do Poder Legislativo e membros da sociedade civil se reuniram com o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana. O encontro apresentou o projeto de implantação da Clínica-Escola do Autista no município aldeense e todas as ações realizados pelo Poder Público em prol das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

Foto: Eric Feijó

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, se mostrou contente com a oportunidade. “Tivemos a grata satisfação de ter a presença do prefeito Renatinho nessa reunião; ficamos muito felizes, só faltava Arraial do Cabo entrar nessa missão. Queremos intercambiar esse trabalho em prol dos autistas entre os municípios para que cada um faça dentro da sua realidade e possibilidades. Em São Pedro da Aldeia, nós estamos baseados na proposta de trabalho da Berenice Piana”, explicou.

Foto: Eric Feijó

Na ocasião, os representantes aldeenses compartilharam as ações que estão sendo realizadas em São Pedro da Aldeia em prol do atendimento especializado a crianças com TEA e do apoio oferecido aos familiares. O foco da reunião foi a implantação da Clínica-Escola do Autista, apresentando um levantamento de tudo que foi executado até o momento e os próximos passos previstos. Foram discutidos, ainda, a importância do diagnóstico e do trabalho em rede, além de questões burocráticas e de regionalização.

Foto: Eric Feijó

O prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Viana, falou sobre a iniciativa. “É muito gratificante participar desse momento, onde o pontapé inicial foi dado aqui em São Pedro da Aldeia. Nós reconhecemos que é um projeto de extrema importância. Estou muito otimista, convicto de que estamos no caminho certo e que vamos avançar muito; os resultados aparecerão muito em breve”, destacou.

Foto: Eric Feijó

A reunião também contou com a participação dos secretários de Saúde, Francislene Casemiro, de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e de Urbanismo e Habitação, Liane Martins; da secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá; do procurador geral do município aldeense, Cristiano Oliveira; além de representantes da sociedade civil e do Poder Legislativo Municipal.

Foto: Eric Feijó

Criada por meio do Decreto nº 074, a comissão aldeense é composta por 11 membros e se reúne na primeira quarta-feira de cada mês com o objetivo de dar andamento aos processos, definir metas e traçar ações prioritárias em prol da causa. O projeto aldeense conta, ainda, com o suporte de Berenice Piana, coautora da Lei 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e idealizadora da Clínica-Escola do Autista de Itaboraí, referência em todo o país.