Comissão Intersetorial sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio realiza palestra sobre “A Valorização da Vida”

Categorias

Comissão Intersetorial sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio realiza palestra sobre “A Valorização da Vida”

Dando continuidade as ações voltadas para a prevenção a automutilação e ao suicídio, foi realizada nesta segunda-feira (11) uma palestra com o tema “A Valorização da Vida”, voltada para alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Capitão Costa. A psicanalista da Cruz Vermelha, Sandra Lopes, foi quem direcionou o encontro, que foi realizado pela Comissão Intersetorial formada pelas secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH); Saúde e Educação. A assessora técnica da Gestão SUAS da SASDH, Aline Aguiar da Silva, a orientadora escolar, Cláudia Guimarães, e a técnica de enfermagem, Elisângela dos Santos Silva, representaram as secretarias envolvidas. A próxima ação vai ser realizada no dia 25 de novembro, na Escola Municipal Francisco Paes. 

“O encontro teve como objetivo realizar uma abordagem mais próxima dos jovens, chamando a atenção para a importância da vida, do momento presente e do planejamento futuro. Durante a palestra, foi falado sobre como agir diante do medo, da ansiedade e dos desafios. Mesmo sendo um assunto delicado, todos estavam muito atentos e participativos”, informou a assessora técnica, Aline Aguiar Silva.   

Cerca de 50 adolescentes entre 11 e 15 anos participaram da palestra. Durante o encontro, foram distribuídos panfletos com mensagens motivacionais, como “A lua é bonita demais para nunca mais ser vista”, entre outras. Também foi realizada uma dinâmica sobre sonhos e metas a curto, médio e longo prazo.

É valido lembrar que a comissão foi criada durante o 1º Fórum Intersetorial Sobre Prevenção à Automutilação e ao Suicídio, com o objetivo de continuar o trabalho junto a rede. O Fórum foi realizado no mês de outubro, em uma ação conjunta entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e as Secretarias de Educação e Saúde, e foi direcionado as equipes técnicas das secretarias envolvidas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade