“Comunidades preparadas” forma nova turma na Rua do Fogo

O projeto “Comunidades preparadas”, da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, formou nova turma, desta vez no condomínio “Minha casa, minha vida”, do bairro Rua do Fogo. Mais de 60 moradores do programa participaram do curso, que teve duração de quatro dias. Foram ministradas aulas de noções básicas de atuação em caso de riscos comuns à vida em comunidade, como acidentes domésticos, naturais, incêndios e outros. O coordenador da Defesa Civil, Marcus Dothávio e o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, participaram da cerimônia.

Antes da entrega do certificado, os participntes assistiram à duas palestras motivacionais e uma demonstração de como evitar acidentes domésticos com gás de cozinha e, ainda, como ajudar em casos de engasgamento de crianças.

Jefferson Viana

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, elogiou a participação da comunidade durante o curso, lembrou episódios ocorridos durante a liberação do condomínio, junto ao Governo Federal, e homenageou três participantes do bairro Ponta do Ambrósio, que se deslocaram até a Rua do Fogo para assistir as aulas.

“Foi uma luta em Brasília para adiantar a liberação das chaves deste condomínio e essa foi uma das minhas primeiras ações como secretário. Mas queria aqui homenagear esses três jovens da Ponta do Ambrósio, que tiveram participação fundamental naquela comunidade durante as chuvas do dia 17 de maio. A nossa Defesa Civil está de parabéns por mais essa iniciativa”, afirmou.

O coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothávio, festejou a realização de mais um curso que, segundo ele, tem o objetivo de preparar as comunidades para enfrentar eventos adversos, para que a mesma sirva de apoio local à coordenadoria.

“Essa é a primeira turma que formamos esse ano e vamos realizar mais cursos em outras comunidades. A próxima será na Ponta do Ambrósio, que passou por problemas durante as chuvas de maio e merece, agora, uma atenção especial”, disse Dhotávio.

A moradora do condomínio, Sônia Bittencourt, que recebeu o certificado pela participação dos quatro dias do curso, fez questão de agradecer o interesse da Defesa Civil e do governo aldeense pelos moradores da comunidade.

Jefferson Viana

“Nós aqui tivemos a sorte de termos sido contemplados e morar nesse condomínio, que é um exemplo de funcionamento para os demais. Para isso, pudemos contar com o apoio do prefeito Cláudio Chumbinho, a quem agradeço e agora, com esse importante curso, que nos deixa mais preparados para enfrentar os problemas”, concluiu.