Conselho Comunitário de Segurança se reúne em São Pedro da Aldeia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A 190º reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS), nesta quarta-feira (09), reuniu autoridades militares e civis no auditório do Cine Estação, no centro de São Pedro da Aldeia. Os assuntos em pauta incluíram projetos sociais para a cidade, operações da Patrulha Maria da Penha iniciada no Estado do Rio e a discussão de dados estatísticos. Estiveram presentes no encontro o delegado da 125ª DP, Rodrigo Bichara, o comandante do Corpo de Bombeiros, Major BM Jefferson Castilho, e o comandante da 2ª Companhia, Capitão PM Cesar Augusto Salgado, além de representantes do Batalhão de Polícia Rodoviária e da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

Foto: Francisco Galdino (CCS)

Um dos componentes da mesa de autoridades, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Valério Nuno, fez um balanço sobre a reunião. “Elaboramos um ofício que será entregue ao 25º Batalhão de Polícia Militar para que a Patrulha da Lei Maria da Penha fique alocada em São Pedro da Aldeia, ratificando o pedido da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Nos debruçamos sobre as estatísticas do nosso município e as autoridades fizeram uma análise dos números por delito”, destacou.

Foto: Francisco Galdino (CCS)

Lançada no mês de agosto pela Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro, a Patrulha Maria da Penha é direcionada para atender, exclusivamente, casos de violência contra mulher. O programa, executado em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), foi criado para prestar atendimento às vítimas de violência doméstica, com visitas às residências para acompanhamento dos casos. As operações têm como objetivo tentar diminuir os descumprimentos das medidas protetivas determinadas pela Justiça contra o agressor.

Foto: Francisco Galdino (CCS)

Outro tópico discuto pelo Conselho foi a realização do “Projeto Social das Academias”, que visa reunir jovens praticantes de artes marciais. “Será um projeto futuro do CCS, já fizemos anteriormente também um campeonato de Skate. A nossa proposta é fazer eventos de ação social para a juventude, pois acreditamos fielmente que, assim, nossos jovens serão entretidos e envolvidos com a sociedade. Sempre contamos com o apoio da Secretaria de Cultura”, complementou o secretário do Conselho, David Lobo.

Foto: Francisco Galdino (CCS)

Na ocasião, a diretoria do Conselho fez menção ao apoio da Polícia Militar e da Prefeitura aldeense. Durante o encontro, também houve espaço aberto para sugestões, denúncias e reivindicações dos moradores. Foram discutidos, ainda, os índices de criminalidade e melhorias no serviço de iluminação pública, bem como nas passarelas existentes nas rodovias estaduais de acesso ao município, sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Governo do Estado.

Foto: Francisco Galdino (CCS)

Também compuseram a mesa principal do encontro os representantes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), subtenente PM Fábio Henrique da Costa, e da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, Jurandir Oliveira.