Conselho Comunitário discute segurança pública em São Pedro da Aldeia

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia (CCS) realizou, nesta quarta-feira (10), mais uma reunião ordinária. O encontro, que aconteceu na sede do Cine Estação, no Centro da cidade, reuniu diversas autoridades municipais da área de segurança pública, além de representantes de ONGS e entidades associativas. Durante a reunião, mais de 12 reivindicações foram registradas em ata, formalizadas e encaminhadas diretamente aos órgãos competentes. Os encontros do CCS são abertos à população e acontecem todas as segundas quartas-feiras de cada mês, às 19h.

Foto: Jefferson Viana

“Quero agradecer muito a participação de todos e também pela atenção que temos recebido por parte do Poder Público Municipal, com o apoio das secretarias municipais. A população está se mobilizando cada vez mais e precisamos do engajamento de todos para discutirmos, em conjunto, a situação da segurança pública em nosso município. O Conselho é uma ponte entre a população e as autoridades competentes. Nosso objetivo é facilitar a comunicação e cumprir também o papel de divulgação e conscientização para esse tema tão importante”, destacou o presidente do Conselho, Valério Nuno.

Foto: Jefferson Viana

O encontro foi marcado pela apresentação de dados estatísticos e pela prestação de contas do CCS. Entre as principais sugestões e solicitações apontadas durante a reunião estiveram melhorias para as passarelas e para o estado das rodovias estaduais de acesso ao município, como a RJ-140, sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ); Lei do Silêncio; rondas policiais em bairros e no entorno da Lagoa de Araruama e ações sociais futuras em prol da juventude aldeense, em parceria com a Secretaria Adjunta de Cultura e com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

Entre as autoridades presentes estiveram, ainda, os representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o tenente Madureira e o BBM Tinoco, respectivamente; a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Dalva Mansur; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira; a presidente da Federação das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (Femamspa), Marcelle Moura; o diretor da ONG Patinhas da Aldeia, Vinícius Mello; o representante da ONG Observatório Social, Felipe Serpa; além de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município; Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa); Polícia Civil; Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV); Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal.