Secretário de Educação se reúne com Berenice Piana para discutir implantação da Clínica-Escola do Autista em São Pedro da Aldeia

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, se reuniu com Berenice Piana, a coautora da Lei Federal 12.764, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para discutir detalhes do projeto de implantação da Clínica-Escola do Autista no município aldeense. O encontro aconteceu na Clínica-Escola de Itaboraí e contou com a participação do engenheiro da Secretaria Municipal de Educação, Luciano Silveira.

Foto: Divulgação SEMED

Na oportunidade, o secretário Alessandro destacou a participação e o imprescindível auxílio de Berenice Piana no projeto aldeense. “Estamos avançando com uma pauta que é também a pauta do Prefeito Cláudio Chumbinho. Nós tivemos essa reunião para levar a planta do prédio onde deve ser instalada a Clínica-Escola do Autismo aqui em São Pedro da Aldeia e a Berenice já passar para a gente a configuração do prédio e as adaptações que nós precisaremos fazer, bem como dimensionar o quantitativo de profissionais e a capacidade de atendimento. Foi uma reunião muito produtiva, nós conseguimos delinear muitas coisas e avançar no sentido de colocar dentro de um processo administrativo na Prefeitura as observações apresentadas por ela”, explicou.

Foto: Divulgação SEMED

Durante a reunião, foram discutidas questões referentes ao perfil dos profissionais que devem trabalhar na unidade, os cursos de capacitação que precisam ser oferecidos e a orientação que o município deve repassar para a família da pessoa com TEA, entre outras. A unidade terá como foco o atendimento gratuito e multidisciplinar a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.

Foto: Divulgação SEMED

Idealizadora da Clínica-Escola do município de Itaboraí, considerada referência em todo o país, Berenice Piana se colocou à disposição para auxiliar no processo. “A clínica-escola era o meu sonho antes da Lei Federal, mas eu sabia que não conseguiria se não tivesse uma lei como respaldo. Estou aqui, colocando minha mão aberta para vocês de São Pedro da Aldeia no que precisarem de mim e eu puder contribuir”, afirmou.

Em São Pedro da Aldeia, representantes do Poder Público e membros da sociedade civil formam uma comissão que tem como objetivo dar andamento aos processos, além de definir metas e ações prioritárias em prol da causa.

Comentários estão desabilitados

Fechar Acessibilidade